Rosesinha bonitinha, que saudade da sua voz! Esses dias fiquei ouvindo Du bist e me lembrei de vc na hora. Eu vou gravar alguma coisa mais lírica pra descontrair, e aí a gente se diverte um pouco! Quero ouvir sua voz, nem que seja em gravação caseiríssima, ok?
Grava mesmo! Afinal, melhorou daqueles pensamentos negativos? =P
Ah, e falando em problemas com vc... também descobri que tenho intolerância à lactose! O que é isso, mal de cantor?! =(
Hahahaha, pior que acho que é. A Paulitcha há de nos ajudar agora que está ativa aqui, hehe. ^^
Outro dia estava conversando com colegas do côro e basicamente 70% afirmaram sofrer de refluxo ou ter intolerância à lactose. Uma das colegas disse que chegou a conversar com a otorrino que ela se trata perguntando o porquê disso. Em relação ao refluxo, diz ela que a médica disse (genteeee, isso parece "A" fofoca, hauahhauau) que devido ao cantor usar-se da respiração diafragmática, acaba havendo um fortalecimento da parte inferior do pulmão e do diafragma como também, maior flexibilidade e, o cantor com o decorrer do tempo acaba adotando essa respiração no seu dia-a-dia, ou seja; ao invés de respirar somente com a parte superior do pulmão (inchando o peito) como a maioria das pessoas (exceto os bebês! xD), usam a respiração diafragmática (inchaço total do pulmão partindo da parte inferior apoiando-se no diafragma). Isso acaba ocasionando refluxo, pois esse tipo de respiração afeta diretamente o estômago e sendo assim, o que ingerimos (comida e bebida) pode influir negativamente. Daí a
lenda de que todo cantor sofre refluxo (se não sofre, ou respiram errado ou a sorte é muita, xD) e não deve ingerir certos alimentos, como o leite - quanto à intolerância, eu deduzi que o nosso organismo pode "desenvolvê-la" ou justo porque passamos a lidar mais com a parte "do meio" do nosso corpo, acabamos por descobrir. Dizem que a maior parte das pessoas tem intolerância à lactose, uns mais outros menos.
Não sei se expliquei direito, falei do que ouvi. Mas, para mim, sobre o refluxo, pareceu ter muita lógica, sabe? (Paula, help?! =x) Comecei a sofrer refluxo depois de cantar. =S Descobri a tal intolerância também depois disso. =x
Wowwww, Mioneeee, queridaaaa!! *___* Que massa! Você cantaaaa! Tralalalalaaaa, hahha *momento besta off* Poxa, tua voz é bonita, heim? O.o Como você pode ter tanta certeza que não nasceu pra isso, hã? =P Pode não ser sua prioridade, mas bah, música como hobby é até clichê. xD
Ok, pergunta, o que é uma nota semitonada?
Creio que o caminho mais fácil pode ser o menos complicado pra entender; "semitonada" é aquela nota que beira a nota real (a que deveria ser), chega perto ou bem perto de sê-la, mas não é.
Em termos mais técnicos; o semiton, nos instrumentos temperados é 1/2 do som (instrumento temperado é como o piano; notas fixas de acordo com cálculos físicos). No cantar (instrumento não temperado = natural; voz, violino, cello,etc.), pode ser 1/4, 1/5, 2/7 do som, e por aí vai. =P Nós usamos a palavra
semitonar para simbolizar essa proximidade com a nota real. Desafirnar engloba semitonar, mas semitonar não engloba desafinar. Desafinar você pode ter a distância de uma 5ª, 3ª, etc. da nota real. Existem cantores que cantam semitonados o tempo todo. A Amy semitona bastante, por exemplo. Ajudar alguém a deixar de semitonar em alguns casos pode ser mais difícil que ajudar a não desafinar, justo porque para perceber a
semitonança é mais complicado que a
desafinação. Mas, o “semitonar” muitas vezes também está ligado ao fato da falta de técnica ou domínio do instrumento não temperado - exemplificando: na ginástica, você vai adquirindo flexibilidade com o decorrer do tempo, aquele movimento que abre as pernas completamente na vertical (eu me esqueci do nome xD) – o aprendiz de ginástica não consegue fazê-lo no primeiro dia, mas vai praticando exercícios até que consiga de fato. Neste caso, no cantar é a mesma coisa, o maior problema é que é interno, você não vê, precisa desenvolver ao menos o sensitivo. A nota x está onde essa abertura das pernas está na ginástica. O estudo técnico do canto é justo para alcançar essa nota, digamos assim. Por isso falta de técnica pode ocasionar com certeza o semitonar. ^^
Sendo assim, para mim, só o tempo pra definir seu caso, Ana Gualda. =P Se você perceber que canta muitas vezes paralelo com o som em TOM, já é um bom caminho para saber que seu problema é técnico, não crônico. ^^
Eu gostei de Leaden Legacy! \o/ Haha =D Você tem flexibilidade na voz!! \o/
Não consigo destacar sem querer parar pra respirar e perder o tempo e a afinação da música.
Bem, tente exercitar isso:
Puxe bastante ar para a barriga sem alterar nada nos ombros (é a maneira mais fácil de pensar a respiração pelo diafragma xD). Devagar, faça isso: quando soltar o ar, não solte de uma vez; solte um pouquinho, pare. Solte mais um pouco, pare. Mais um pouco, pare. Vai até acabar com todo o ar ou até onde conseguir. Respire bem fundo depois, pois nas primeiras vezes é agoniante (eu ainda sinto agonia =x). Com o decorrer do tempo você pode ir agilizando o processo. Tem um exercício baseado neste que a gente faz com o pulmão algo semelhante a esvaziar um pneu de caminhão aos poucos, como se naquele buraco do pneu por onde sai o ar, fôssemos tampando e destampando de forma rápida – é terrível. O.o Ainda não domino essa prática.
Mas, explicando um dos porquês deste exercício: quando soltamos o ar é normalíssimo querer respirar de novo, hahahaha. xD Porém, no cantar, se respiramos pode-se perder o tempo da música e lalala, como você disse sobre si mesma.

Daí, isso, além de introduzir a boa respiração dentre outras coisas, induz a pensar que não é o fim do mundo soltar o ar aos poucos ou “entre-cortar” esse soltar.
E enquanto cantava TOM fui percebendo que não ficava bom, mas achei válido o treino de "palato alto" (eu juro que imagino meu palato subindo porque os músculos o estão puxando etc. anatomia me estragou pro mundo XD).
Que te estragou o que, sô! =P A anatomia é super útil no cantar. =P Eu sei que não desenvolvi muito ainda porque não lembro de tudo que tem aqui dentro xD. Se souber de uma boa
literatura pra me passar sobre, eu agradeço, viu – porque poxa, que livros caros os da medicina! O.o Se eu comprar um daqueles
absurdos e ele não for muito bom juro que esgano o autor, hauhauhauhauhuauha =x
E admito que não entendi o que significa voz de peito e voz de cabeça, hm. De repente agora que tô de férias!!!!! dou uma pesquisadinha na internet. (ou não, né, Rose? XD)
HAUHAUHAUHAU
Garota esperta. xD Eu também pesquiso na internet, acham que minha memória é tão boa a ponto de lembrar tudo enquanto escrevo aqui? Haha =P mas acho isso o máximo. ^^ Me ajuda, sabia? *-* Não tem coisa melhor pra fazer-nos aprender do que tentar explicar alguma coisa, juro. =P
Entonce, saber a diferença entre voz de cabeça e voz de peito é algo crucial para o cantor. =) Por enquanto vou tentar resumir (porque meu post daqui a pouco vai dar para medir na fita métrica =x):
Voz de peito – ressoa no peito quando falada ou cantada. Um exemplo de cantor que a utiliza claramente: Ivete Sangalo.

->
http://www.youtube.com/watch?v=dYLwXy6HdxgVoz de cabeça – ressoa na cabeça quando falada ou cantada. Um exemplo de cantor que a utiliza: Vanessa da Mata ->
http://www.youtube.com/watch?v=5hmO2rdGhScColoquei a comparação entre Ivete e a Vanessa porque o timbre delas me soa semelhante, só que na Ivete você sente mais peso (eu sinto até meu peito quando ouço ela xD), decorrido da voz de peito; na Vanessa, chega perto de ser um falsete, até.
Para notar a diferença em você mesma é até fácil – se eu conseguir fazê-la assimilar. =x
Voz de peito: coloque a mão no peito. Tente emitir um som que faça seu peito
tremer. Sabe aquele “humMMMmm” que fazemos ao sentir cheiro de comida? Faça ele soando grave e nasalado. Sentiu? ^^
Voz de cabeça: ainda com a mão aberta no peito, você pode fazer esse mesmo “humMMMmm” só que bem agudinho (lembrando da dica do “bocejar” lá atrás, viu? Tenta pensar no choro de um filhote de cachorro =P). Você não há de sentir NADA no peito, mas na cabeça. =P Vê se consegue notar e me diz. É maravilhoso quando conseguimos ver a diferença, sério! ^^
O canto lírico baseia-se na voz de cabeça mas com ressonância de peito! Olha que coisa mais linda? \o/ Ao cantar, você sente a voz no alto da cabeça mas as
forças na parte média-alta (peito) e média (barriga, diafragma) do nosso corpo estão trabalhando do mesmo jeito – ou seja; sentimos a voz na cabeça e o peito tremer, haha. É um cantar tão corporal e não somente vocal, que me fascina! *____* Bah, deixa eu parar por aqui. xD
Que horror, escrevi demais. =x
De presentinho de natal, vai
Shafe Könen Sicher Weiden pra vocês ouvirem, de J. S. Bach:
http://www.4shared.com/audio/qDaDMi_c/Shafe_knen_sicher_weiden.htmlÓ, não me crucifiquem: eu gravei esse áudio de primeira e quando fui gravar de novo a bateria aqui acabou. Como daqui a pouco tenho que sair para as festanças natalinas, vou ter de deixar essa daí mesmo. =x Não fiquei muito conectada com o rapaz do piano porque cantar com gravação é o ó, hauhau. E esse início sem piano é o recitativo, não achei em lugar nenhum só com o piano. O.o
Aaaa, depois comento sobre a flauta, Paulinha!!
Feliz natal para vocês, queridas!! E sucesso pra gente!! \o/
Beijos no coração.
Rose ;***