Autor Tópico: Talentos IE  (Lido 3332 vezes)

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
Re: Talentos IE
« Resposta #90 em: 29/08/2010, 13:35 »
Olá minha gente! ^^

Citação de: Persé
Tenho aprendido muito sobre fazer segunda voz e coisas assim. Acho muito interessante, mas tenho medo de regredir em termos de técnica... =(

Não creio que regrida tanto assim... seilá, o que tem feito é um ganho também. Não pode é ficar um período longo sem aulas. =D

Gravei essa música, que é uma das que mais amo do Ev. Melodia e letra perfeitas, interpretação da Amy maravilhosa, amo de paixão. Claro q a minha gravação não chega ao dedinho do pé, mas eu sou abusada e gravei assim mesmo, kkkkkk.

http://www.4shared.com/audio/SyFyznnr/Good_Enough__Evanescence_.html

Quem quiser comentar tb pode, só não pode me xinga hein, hauhauhaua. =*

Poxa, ficou ótimo! O.o Você gravou em estúdio ou algo semelhante? Porque captou muito bem o som! \o/ E, pra mim, você canta bem semelhante à Amy, seu timbre também é semelhante. ^^

Talvez, até cante melhor que ela... rs, já que ela, enquanto eu ouvia Evans (o que tem em média uns 3 anos), desafina muito², e você não. =D Muito bom mesmo! Grava mais! o/

...somewhere...

Desligado Airsck

• Já é de casa
  • *
    • MSN Messenger - airsck@gmail.com
    • Ver Perfil
    • Victor Guimarães website
« Resposta #91 em: 18/09/2010, 20:02 »
Putz, o pessoal ainda posta aqui? Saudades desse tópico!

Tava escrevendo minha monografia qd de repente ouvi essa nova música do Glee e resolvi gravar (não conhecia, tampouco sabia a letra)... aprendi em poucos minutos e tá aí:

http://www.4shared.com/audio/HoZCgr2l/Airsck_-_What_I_Did_For_Love.html

Nada de guturais como antes. :P

Mais tarde vou dar uma parada e ouvir vcs.

~ Need for New Moon. X'D ~

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #92 em: 19/09/2010, 20:37 »
Acho que eu nunca tinha te ouvido cantar algo que não fosse gutural! E, pra te falar a verdade, gostei bem mais. Achei sua voz muito bonita, tem grande potencial de ficar ajustadinha e fazer muito sucesso... Não dá pra analisar muito a afinação por causa da música no fundo, mas no geral ficou bom nesse quesito também. Tá de parabéns, quero ouvir mais!!
All things are lawful for me, but not all things are expedient.
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado Mione

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #93 em: 22/12/2010, 00:46 »
Ok, vejo que o espaço é mais pra cantoria etc, mas é que tô tão animada com a possibilidade de aprender whistle de verdade que precisei compartilhar :P

Comecei há pouco menos de um mês a tentar aprender, e tô com uma flautinha de feira indígena de R$5 fazendo o papel da minha whistle enquanto espero meu baby chegar. Sempre fui apaixonada - desde que conheço - por esse instrumento, mas achei que ele fosse caro. Quando percebi que a flautinha que eu comprei porque era bonita tinha a mesma afinação, fui pra lua :P

Flauta é um arraso. "Toco" há oito anos violão e com certeza digo que não conseguiria tirar essa música de ouvido com ele. Na flauta foi automático, mal percebia o que meus dedinhos faziam. I'm in love with this.

Anyways, there you go. Percebam que até hoje só aprendi dois ornamentos (slide e tap, deslizar e "bater"), então pode ser que soe meio repetitivo.

A música é Ecos do Alen, do Luar na Lubre.
http://www.4shared.com/audio/WhXQ9YKO/ecos_do_alen_ornam.html

E pra que vocês conheçam o que é uma tin whistle bem tocada, um videozinho de uma das atuais chamadas rainhas da whistle.
http://www.youtube.com/watch?v=9H9aIrs3ZsI

Instrumentozinho mais lindo!
I celebrate myself
For every atom that belongs to me
belongs to you

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #94 em: 22/12/2010, 18:53 »
QUE LIIIIINDO! Ó, não sei nada de técnica de flauta, mas eu achei super fofo. A música é bonita, achei o som meeega agradável. O que é aquela técnica que parece um "melisma"? Muito bacana! Quero mais!
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado Mione

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #95 em: 22/12/2010, 19:32 »
Nhai, thanks, Perse *-*;

Melisma? Tu diz a repetição das notas bem rapidinhas ou uma deslizando pra outra? Só essa sduas coisas eu sei fazer ainda. E se tu tiver falando do vídeo da Joannie, aí que não sei mesmo. Já parei pra prestar atenção nas mãos dela mas ainda não consigo entender tudo (ok, quase nada) do que ela faz.

http://www.4shared.com/audio/1wL01KMg/dontrememberthename.html
Não lembro o nome dessa música, sorry.
Quando tiver de férias e com tempo, o que acho que vai levar mais uns quatro ou cinco dias, tento postar uma música inteira. E quando finalmente aprender a tocar algo mais e ornamentar melhor, posto também :D
I celebrate myself
belongs to you

Desligado MurderPrincess

• Novato
  • *
  • Feels like the weight of the world~
    • Ver Perfil
    • Cafofo da Bia~*
« Resposta #96 em: 22/12/2010, 20:57 »
Oi gente. Bom, é assim...
Um monte de gente diz que eu canto muito bem e tals. Então de vez em quando gravo alguma coisa com o microfone do computador... Então as gravações não estão perfeitas, eu nunca fiz aula de canto e o ruído de fundo é ocasional. Mas acho que essas gravações não ficaram tão ruins...
Queria saber  a opinião de vocês ^^
Aqui algumas músicas que eu gravei (:

Heart Shaped Box do Nirvana, versão acústica mais do tipo como Amy cantou...(OBS: o som de fundo é uma espécie de sintetizador, então o som é meio artificial. ^^ e no começo tem um ruído bem intenso, mas sou eu ajeitando o gravador antes de começar... perdão, não consegui editar, nem tentei. Não editei nada nada.) ~> http://www.4shared.com/audio/fw6Yaiw5/heart_shaped_box.html

&

All That I'm Living For da nossa querida Evanescence... ~> http://www.4shared.com/audio/sTfGrEHD/all_that_im_living_for.html

Aguradando a opinião de vocês aqui ^^

;*

Desligado Thief

• Quase lá
  • *
  • Caught in a Bad Romance
    • Ver Perfil
« Resposta #97 em: 22/12/2010, 22:36 »
MurderPrincess, meus parabéns! Eu achei sua voz linda mesmo...

Eu baixei ATILF (ouvi o barulho do caminhão, hahahaha)... você tentou cantar parecido com a Amy? Parece... ??? Mas eu não acho isso muito legal. Você não é igual a Amy e a Amy não é igual a você, sabe... o que eu aconselho e achar sua própria forma de cantar...

Mas se você não tentou "copiar", me perdoe, mas é que pareceu.
Nunca vi algo tão lindo...

Desligado MurderPrincess

• Novato
  • *
  • Feels like the weight of the world~
    • Ver Perfil
    • Cafofo da Bia~*
« Resposta #98 em: 22/12/2010, 22:57 »
MurderPrincess, meus parabéns! Eu achei sua voz linda mesmo...

Eu baixei ATILF (ouvi o barulho do caminhão, hahahaha)... você tentou cantar parecido com a Amy? Parece... ??? Mas eu não acho isso muito legal. Você não é igual a Amy e a Amy não é igual a você, sabe... o que eu aconselho e achar sua própria forma de cantar...

Mas se você não tentou "copiar", me perdoe, mas é que pareceu.

É, mais ou menos. É que eu não consigo atingir tons muito altos, então eu tenho que buscar um jeito de deixar a música semelhante a original... pelo menos o que me vem a boca é isso ^^
Sei lá, as vezes também acho que eu meio que copio o artista que está cantando, mas acho que isso é normal pra quem não tem treinamento ^^
Muito obrigada pelo elogio
E pela dica também ;)
É bom ter alguém que não nos conhece pessoalmente e tem afeto de muito tempo pra dizer o que acha ^^
Muito obrigada mesmo...

E se alguém mais aí escutar a gravação (recomendo a heart shaped box, porque achei melhor hehehe), e me diga o que achou. Suas opiniões são muito importantes pra mim <3

Abraçoo ;*

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #99 em: 23/12/2010, 00:56 »
Que coisa mais fofa, Paulinha! *_______* Essa flauta é muito usada em músicas celtas e afins, me remetem a tempos  remotos e longíquos, amo sentir isso. Também não sei nada de flauta, exceto que a respiração é bastante similar à do cantar, =P. Pra mim você está evoluindo super bem! A música que achei mais legal foi essa última.

Uma perguntinha: as notas graves estão saindo com menos vigor é devido à extensão da flauta? Sei que a região desta é aguda mesmo, isso é fácil de notar. Quando tive uma flautinha doce aqui em casa, ela tinha a extensão de uma oitava (exceto pelas notas supra-agudas que dava-se para tirar dependendo da forma de soprar) mas, a sua parece transcender isso naturalmente, sem "macetes".

Airsck, não consegui baixar seu link. =/

Murder Princess, sua voz é bonita sim! Percebi que tens dificuldade em chegar nas notas agudas, isso se desenvolve com o tempo, ao menos comigo, foi assim. =)

Citação de: MurderPrincess
Sei lá, as vezes também acho que eu meio que copio o artista que está cantando, mas acho que isso é normal pra quem não tem treinamento ^^

Você que pensa, xD. Assim, conheço gente que treina muito e canta sempre imitando (?) o cantor original. Depende do mercado que a pessoa trabalha ou até da própria personalidade. Eu sinto que na música popular (aqui está basicamente todos os estilos comerciais dentre outros idem) há maior probabilidade de se imitar o artista que lançou a música justo porque, bem, nós que lidamos com música desenvolvemos o ouvido e na falta da partitura (ou do não aprendizado desta), o meio que aprendemos para tocar ou cantar é pelo ouvir, daí se pega "vícios", digamos assim. Mas óbvio, há excessões, como sempre. ;)

Como já disse, seu timbre é bonito. Agora, além de atentar-se pra não cantar como fulano ou ciclado, creio que você pode tentar subir um pouquinho o palato, não de forma que soe lírico, sabe, é apenas para o som não soar meio nasalado ou preso. Tente bocejar soltando aquele som agudo que descende para o grave (algo como "AAAAaaaaa........" - bah, espero que já tenha feito ou ouvido alguém fazer isso =x), perceba que sem preocupar-se em atingir notas, sua voz chega com tranquilidade, sem afetar a garganta - além do palato estar mais alto, você está relaxada. A gente se atrapalha muito mais quando nosso psicológico tenta cantar x ou y. =P (é meio paradoxal isso, qualquer coisa, tento explicar depois)

Agora, calma, haha. Eu sou uma aprendiz. =P Não vá seguir meus conselhos sem pesquisar ou estudar com alguém de confiança, ok? ^^

...

Poxa, eu senti falta desse tópico! O.o

Persé, querida, não gravei nenhum recital neste final de ano... foi meio puxado por aqui, alguns mudaram de datas de última hora, aff, tem horas que é difícil suportar a falta de organização por aqui. ¬¬

Mas, em março haverá um bis, com o mesmo repertório. Porém, se eu achar o mid xD, vou tentar gravar ao menos Shafe Könen Sicher Weiden, hahaha. =D Eu AMO essa música! =x

As outras duas foram La Procession (C. Frank) e o 1º movimento de um Moteto; Nulla In Mundo Pax Sincera (Vivaldi). Confesso que me impressionei com La Procession. o.o É algo surreal, sublime e forte. Creio que ela estará definitivamente no repertório que com o tempo hei de construir, haha. =D

No tocante à saude, minha gartanta (e o resto que se relaciona à ela xD) está bem melhor. Não fiz o tratamento por três meses, interrompi no 2º mês. Em janeiro vou fazer o exame de rotina pra ver como andam as coisas aqui dentro. =P Aaa, e eu tenho intolerância à lactose. ¬¬ É, não tem não como fugir. =S
« Última edição: 23/12/2010, 01:04 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #100 em: 23/12/2010, 11:05 »
MurderPrincess, que nome macabro! hahaha =)
Gostei das duas músicas, mas também achei Heart-shaped box mais bonita. Vc se sente mais confortável cantando nessa reigião, né? Bom, vc disse que não consegue atingir notas agudas, mas eu percebo que o seu timbre é mais agudo que o da Amy, por exemplo. Vi que os seus graves ficam mais baixos, quase sem força, então eu suspeito que vc tem uns agudos muitos bonitos se treinados com algum profissional bacana. Acho que a dica da Rose de subir o palato é muito boa, tenta fazer isso! Minha ex-professora costumava brincar com a gente de fazer lírico, como se tívessemos imitando algum cantor de ópera, de um jeito bem exagerado. Daí, quando vc for cantar uma música popular, é só vc tirar um pouco do exagero... bom, mais ou menos isso, mas já ajuda. E aí, quando for cantar evanescence, não acho que tenha tanto problema usar lírico (esse palato alto) pra cantar, porque até evita que vc grite e perca a voz como a Amy costuma fazer.

Rosesinha bonitinha, que saudade da sua voz! Esses dias fiquei ouvindo Du bist e me lembrei de vc na hora. Eu vou gravar alguma coisa mais lírica pra descontrair, e aí a gente se diverte um pouco! Quero ouvir sua voz, nem que seja em gravação caseiríssima, ok? Ah, e falando em problemas com vc... também descobri que tenho intolerância à lactose! O que é isso, mal de cantor?! =(

Desligado Mione

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #101 em: 23/12/2010, 15:29 »
Girls, Perse e Rose, quero beijar as duas! Essa onda de palato alto e tal... Não sei se entendeu, mas me ajudou a superar o fato de que eu só conseguia cantar altas um falsete fraco e beirando o desafinado. Fui cantando e gravando e a diferença da final pra primeira - umas sete gravações depois - té enorme! Awesome!

Canto é uma coisa que eu sempre quis fazer, mas hell se eu tenho o tempo. :/ E também sei que não nasci pra isso, mas é divertido XD
Enfim, saiu uma coisa meio American Idol com todos aqueles  esforços e gritos que particularmente eu não gosto, mas queria a ajuda de vocês pra melhorar. :D Minhas professorinhas lindas.

http://www.4shared.com/audio/LsNOy5sp/taking_over_me_5.html
Já fui melhor nisso.

Edit: lembrei que havia um tempo que eu conseguia cantar [gritar] o refrão de Leaden Legacy. Me encafifei e resolvi tentar de novo. Não sei se fazer esse tipo de coisa é [muito] prejudicial pra quem não tem técnica, mas encafifada eu estava.
http://www.4shared.com/audio/SWTJLQHI/leaden_legacy_2.html

E Rose, grave algo pra gente! *-*~

Murder, eu amei a tua voz. Ela é bem docinha e forte ao mesmo tempo, bem característica. Quanto a diquinhas de canto, acho que comigo tu não consegue muito, as feras aqui são Perse e Rose, queridas. Mas tu faz umas coisas que eu não sei definir, e que é meio que um vício de participantes de concursos de voz e tal, e que eu particurlamente me desagradam, que é puxar as notas mais altas e ficar forçado. Não sei explicar.

Embora Heart Shaped Box seja melhor que All That I'm Living For, ela é cheia dessas coisas, mesmo porque a música sobe e desce e fica nessa escadinha sempre. Mas se tu compara os refrões com os versos... Nos refrões a forma que tu canta segue um padrão, tipo "se sustenta", sem fazer essas enormes variações e "forçações" de agudo. De repente ouvindo os versos e comparando com o refrão tu consegue perceber o que tô tentando dizer.

Mas no geral gostei muito da sua voz! :)

Citação
Que coisa mais fofa, Paulinha! *_______* Essa flauta é muito usada em músicas celtas e afins, me remetem a tempos  remotos e longíquos, amo sentir isso. Também não sei nada de flauta, exceto que a respiração é bastante similar à do cantar, =P. Pra mim você está evoluindo super bem! A música que achei mais legal foi essa última.

Uma perguntinha: as notas graves estão saindo com menos vigor é devido à extensão da flauta? Sei que a região desta é aguda mesmo, isso é fácil de notar. Quando tive uma flautinha doce aqui em casa, ela tinha a extensão de uma oitava (exceto pelas notas supra-agudas que dava-se para tirar dependendo da forma de soprar) mas, a sua parece transcender isso naturalmente, sem "macetes".

A extensão de uma tin whistle é de uma oitava exatamente. A flauta doce é uma oitava e uma notinha. A whistle tem seis buraquinhos, a doce tem oito, contando com o de trás. Então é mais ou menos a mesma coisa, o que faz a diferença na oitava em que ela é tocada é a intensidade do sopro. =D

Introdução de Right Time, do the Corrs.
http://www.4shared.com/audio/YVvbJfjs/right_again.html
« Última edição: 23/12/2010, 15:39 por Mione »
I celebrate myself
belongs to you

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #102 em: 23/12/2010, 17:54 »
Mione! Acho que vc entendeu a técnica. O caminho é esse mesmo! Acho que Leaden Legacy ficou melhor do que Taking Over, porque a técnica se encaixa melhor nesse tipo de música. Não quero (ainda) complicar sua vida (hahaha), mas fica mais adequado cantar Evanescence em voz de peito e menos em voz de cabeça (que foi o que vc fez). Não porque é mais bonito ou algo assim, mas porque a música foi escrita pra ser dramática e a Amy, mesmo não tendo técnica nesse sentido, "grita" notas agudas pra que elas não fiquem "leves" demais (já que ela não tem técnica pra encorpar o agudo, ou impostar a voz, no caso de cantoras como Floor Janses). Falando em Floor, ela é a melhor desse ramo metal pra usar voz de peito em notas super agudas. A técnica se chama belting e eu não sei naaada sobre isso, só que quando eu tento fazer a garganta dói então eu paro... hahaha. Talvez a Rose saiba explicar melhor, mas deu pra entender?

Anyway, essa nota mais aguda de LL eu não alcanço nem num grito...hahaha É muito aguda! Mas, como vc conseguiu (acho que ficou um tico semitonado, mas é normal!), acredito que com trabalho com um professor bacana vc conseguirá ter ótimos resultados! Sua voz é doce, muito bonita.

Em TOM, mais do que em LL, eu reparei uma coisa que, não sei se é natural, mas aconteceu várias vezes: tipo um deslizamento de nota pra nota, especialmente quando o "salto" entre elas era maior... é como se fosse um Legato, não me lembro o nome certo. Bom, de qualquer forma, acho que ficaria mais bonito (e vc correria menos a chance de desafinar) se vc tentasse cantar destacando mais as notas (Staccato), ao invés de "percorrê-las" pra achar a nota certa. Não consigo explicar! :P

Escrevi um textão pq vc disse que gostaria de ajuda! Não sei se atrapalhei! hahaha

Desligado Mione

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #103 em: 23/12/2010, 20:06 »
Perse, qué isso, menine. Me deixou super feliz seu post enorme. Muito obrigada.

Em TOM eu tentei fazer stacatto, mas, acredite, ficava pior. Não consigo destacar sem querer parar pra respirar e perder o tempo e a afinação da música. Parece um vício, e muito chato. Não faço pra achar a nota certa, eu sei onde ela tá, eu só não sei destacar. Faz sentido? E enquanto cantava TOM fui percebendo que não ficava bom, mas achei válido o treino de "palato alto" (eu juro que imagino meu palato subindo porque os músculos o estão puxando etc. anatomia me estragou pro mundo XD). E sair do falsete, que tá ali no fim da gravação, me deixou muito feliz.

Ok, pergunta, o que é uma nota semitonada?
E admito que não entendi o que significa voz de peito e voz de cabeça, hm. De repente agora que tô de férias!!!!! dou uma pesquisadinha na internet. (ou não, né, Rose? XD)

Obrigada pela voz bonita. Hm, e tu, não grava nada? :D
I celebrate myself
belongs to you

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #104 em: 24/12/2010, 17:58 »
Rosesinha bonitinha, que saudade da sua voz! Esses dias fiquei ouvindo Du bist e me lembrei de vc na hora. Eu vou gravar alguma coisa mais lírica pra descontrair, e aí a gente se diverte um pouco! Quero ouvir sua voz, nem que seja em gravação caseiríssima, ok?

Grava mesmo! Afinal, melhorou daqueles pensamentos negativos? =P

Ah, e falando em problemas com vc... também descobri que tenho intolerância à lactose! O que é isso, mal de cantor?! =(

Hahahaha, pior que acho que é. A Paulitcha há de nos ajudar agora que está ativa aqui, hehe. ^^

Outro dia estava conversando com colegas do côro e basicamente 70% afirmaram sofrer de refluxo ou ter intolerância à lactose. Uma das colegas disse que chegou a conversar com a otorrino que ela se trata perguntando o porquê disso. Em relação ao refluxo, diz ela que a médica disse (genteeee, isso parece "A" fofoca, hauahhauau) que devido ao cantor usar-se da respiração diafragmática, acaba havendo um fortalecimento da parte inferior do pulmão e do diafragma como também, maior flexibilidade e, o cantor com o decorrer do tempo acaba adotando essa respiração no seu dia-a-dia, ou seja; ao invés de respirar somente com a parte superior do pulmão (inchando o peito) como a maioria das pessoas (exceto os bebês! xD), usam a respiração diafragmática (inchaço total do pulmão partindo da parte inferior apoiando-se no diafragma). Isso acaba ocasionando refluxo, pois esse tipo de respiração afeta diretamente o estômago e sendo assim, o que ingerimos (comida e bebida) pode influir negativamente. Daí a lenda de que todo cantor sofre refluxo (se não sofre, ou respiram errado ou a sorte é muita, xD) e não deve ingerir certos alimentos, como o leite - quanto à intolerância, eu deduzi que o nosso organismo pode "desenvolvê-la" ou justo porque passamos a lidar mais com a parte "do meio" do nosso corpo, acabamos por descobrir. Dizem que a maior parte das pessoas tem intolerância à lactose, uns mais outros menos.

Não sei se expliquei direito, falei do que ouvi. Mas, para mim, sobre o refluxo, pareceu ter muita lógica, sabe? (Paula, help?! =x) Comecei a sofrer refluxo depois de cantar. =S Descobri a tal intolerância também depois disso. =x

Wowwww, Mioneeee, queridaaaa!! *___* Que massa! Você cantaaaa! Tralalalalaaaa, hahha *momento besta off* Poxa, tua voz é bonita, heim? O.o Como você pode ter tanta certeza que não nasceu pra isso, hã? =P Pode não ser sua prioridade, mas bah, música como hobby é até clichê. xD

Citação de: Mione
Ok, pergunta, o que é uma nota semitonada?

Creio que o caminho mais fácil pode ser o menos complicado pra entender; "semitonada" é aquela nota que beira a nota real (a que deveria ser), chega perto ou bem perto de sê-la, mas não é.

Em termos mais técnicos; o semiton, nos instrumentos temperados é 1/2 do som (instrumento temperado é como o piano; notas fixas de acordo com cálculos físicos). No cantar (instrumento não temperado = natural; voz, violino, cello,etc.), pode ser 1/4, 1/5, 2/7 do som, e por aí vai. =P Nós usamos a palavra semitonar para simbolizar essa proximidade com a nota real. Desafirnar engloba semitonar, mas semitonar não engloba desafinar. Desafinar você pode ter a distância de uma 5ª, 3ª, etc. da nota real. Existem cantores que cantam semitonados o tempo todo. A Amy semitona bastante, por exemplo. Ajudar alguém a deixar de semitonar em alguns casos pode ser mais difícil que ajudar a não desafinar, justo porque para perceber a semitonança é mais complicado que a desafinação. Mas, o “semitonar” muitas vezes também está ligado ao fato da falta de técnica ou domínio do instrumento não temperado - exemplificando: na ginástica, você vai adquirindo flexibilidade com o decorrer do tempo, aquele movimento que abre as pernas completamente na vertical (eu me esqueci do nome xD) – o aprendiz de ginástica não consegue fazê-lo no primeiro dia, mas vai praticando exercícios até que consiga de fato. Neste caso, no cantar é a mesma coisa, o maior problema é que é interno, você não vê, precisa desenvolver ao menos o sensitivo. A nota x está onde essa abertura das pernas está na ginástica. O estudo técnico do canto é justo para alcançar essa nota, digamos assim. Por isso falta de técnica pode ocasionar com certeza o semitonar. ^^

Sendo assim, para mim, só o tempo pra definir seu caso, Ana Gualda. =P Se você perceber que canta muitas vezes paralelo com o som em TOM, já é um bom caminho para saber que seu problema é técnico, não crônico. ^^

Eu gostei de Leaden Legacy! \o/ Haha =D Você tem flexibilidade na voz!! \o/

Citação de: ”Mione”
Não consigo destacar sem querer parar pra respirar e perder o tempo e a afinação da música.

Bem, tente exercitar isso:

Puxe bastante ar para a barriga sem alterar nada nos ombros (é a maneira mais fácil de pensar a respiração pelo diafragma xD). Devagar, faça isso: quando soltar o ar, não solte de uma vez; solte um pouquinho, pare. Solte mais um pouco, pare. Mais um pouco, pare. Vai até acabar com todo o ar ou até onde conseguir. Respire bem fundo depois, pois nas primeiras vezes é agoniante (eu ainda sinto agonia =x). Com o decorrer do tempo você pode ir agilizando o processo. Tem um exercício baseado neste que a gente faz com o pulmão algo semelhante a esvaziar um pneu de caminhão aos poucos, como se naquele buraco do pneu por onde sai o ar, fôssemos tampando e destampando de forma rápida – é terrível. O.o Ainda não domino essa prática.

Mas, explicando um dos porquês deste exercício: quando soltamos o ar é normalíssimo querer respirar de novo, hahahaha. xD Porém, no cantar, se respiramos pode-se perder o tempo da música e lalala, como você disse sobre si mesma. ;) Daí, isso, além de introduzir a boa respiração dentre outras coisas, induz a pensar que não é o fim do mundo soltar o ar aos poucos ou “entre-cortar” esse soltar.

E enquanto cantava TOM fui percebendo que não ficava bom, mas achei válido o treino de "palato alto" (eu juro que imagino meu palato subindo porque os músculos o estão puxando etc. anatomia me estragou pro mundo XD).

Que te estragou o que, sô! =P A anatomia é super útil no cantar. =P Eu sei que não desenvolvi muito ainda porque não lembro de tudo que tem aqui dentro xD. Se souber de uma boa literatura pra me passar sobre, eu agradeço, viu – porque poxa, que livros caros os da medicina! O.o Se eu comprar um daqueles absurdos e ele não for muito bom juro que esgano o autor, hauhauhauhauhuauha =x

E admito que não entendi o que significa voz de peito e voz de cabeça, hm. De repente agora que tô de férias!!!!! dou uma pesquisadinha na internet. (ou não, né, Rose? XD)

HAUHAUHAUHAU

Garota esperta. xD Eu também pesquiso na internet, acham que minha memória é tão boa a ponto de lembrar tudo enquanto escrevo aqui? Haha =P mas acho isso o máximo. ^^ Me ajuda, sabia? *-* Não tem coisa melhor pra fazer-nos aprender do que tentar explicar alguma coisa, juro. =P

Entonce, saber a diferença entre voz de cabeça e voz de peito é algo crucial para o cantor. =) Por enquanto vou tentar resumir (porque meu post daqui a pouco vai dar para medir na fita métrica =x):

Voz de peito – ressoa no peito quando falada ou cantada. Um exemplo de cantor que a utiliza claramente: Ivete Sangalo. ;) -> http://www.youtube.com/watch?v=dYLwXy6Hdxg
Voz de cabeça – ressoa na cabeça quando falada ou cantada. Um exemplo de cantor que a utiliza: Vanessa da Mata -> http://www.youtube.com/watch?v=5hmO2rdGhSc

Coloquei a comparação entre Ivete e a Vanessa porque o timbre delas me soa semelhante, só que na Ivete você sente mais peso (eu sinto até meu peito quando ouço ela xD), decorrido da voz de peito; na Vanessa, chega perto de ser um falsete, até.

Para notar a diferença em você mesma é até fácil – se eu conseguir fazê-la assimilar. =x

Voz de peito: coloque a mão no peito. Tente emitir um som que faça seu peito tremer. Sabe aquele “humMMMmm” que fazemos ao sentir cheiro de comida? Faça ele soando grave e nasalado. Sentiu? ^^

Voz de cabeça: ainda com a mão aberta no peito, você pode fazer esse mesmo “humMMMmm” só que bem agudinho (lembrando da dica do “bocejar” lá atrás, viu? Tenta pensar no choro de um filhote de cachorro =P). Você não há de sentir NADA no peito, mas na cabeça. =P Vê se consegue notar e me diz. É maravilhoso quando conseguimos ver a diferença, sério! ^^

O canto lírico baseia-se na voz de cabeça mas com ressonância de peito! Olha que coisa mais linda? \o/ Ao cantar, você sente a voz no alto da cabeça mas as forças na parte média-alta (peito) e média (barriga, diafragma) do nosso corpo estão trabalhando do mesmo jeito – ou seja; sentimos a voz na cabeça e o peito tremer, haha. É um cantar tão corporal e não somente vocal, que me fascina! *____* Bah, deixa eu parar por aqui. xD

Que horror, escrevi demais. =x

De presentinho de natal, vai Shafe Könen Sicher Weiden pra vocês ouvirem, de J. S. Bach:

http://www.4shared.com/audio/qDaDMi_c/Shafe_knen_sicher_weiden.html

Ó, não me crucifiquem: eu gravei esse áudio de primeira e quando fui gravar de novo a bateria aqui acabou. Como daqui a pouco tenho que sair para as festanças natalinas, vou ter de deixar essa daí mesmo. =x Não fiquei muito conectada com o rapaz do piano porque cantar com gravação é o ó, hauhau. E esse início sem piano é o recitativo, não achei em lugar nenhum só com o piano. O.o

Aaaa, depois comento sobre a flauta, Paulinha!!

Feliz natal para vocês, queridas!! E sucesso pra gente!! \o/

Beijos no coração.
Rose ;***
« Última edição: 24/12/2010, 18:07 por RoseblesseD »

...somewhere...