Rose! Quem é vivo sempre aparece! =)
=x
Sobre saúde, dizem que grande parte da população sofre refluxo, eu pensei que estivesse livre dessa maldição xD, mas num tô. ¬¬
Sim-sim, essa música de Schubert é maravilhosa! *-* É um dos "Lieder" (canção) mais famosos dele. A tradução assemelha-se a isso:
"Du bist die ruh" (tu és a calma/tranqüilidade)
Tu és a calma, a leve paz
Busco por ti e pelo que tu me traz
Eu te sinto completamente, o prazer e a dor vivem aqui
No meu olhar e coração, no meu olhar e coração
Vasculho em mim
E ainda te trago forte aqui dentro
À deriva desta dor neste peito
Com o coração ainda cheio de desejo, cheio de desejo
Sou testemunha, de que somente o seu resplendor
É capaz de iluminá-lo
E preenchê-lo completamente, preenchê-lo completamente
...
Lindo demais, né? Para mim, quanto mais grave a voz, mais expressivo fica.
O Lied foi
imortalizado por Schubert, ele é considerado o pai da canção. É um compositor do período romântico, e, neste período, houve a valorização máxima do sentimento, da dramatização, vê-se claramente isso nas óperas de Verdi e Wagner.
Achei que fosse uma ária especial pra sopranos, mas parece que não, né? Como funciona essas músicas que podem ser cantadas por sopranos e por mezzos? São colocadas assim por causa das notas que devem ser atingidas ou o que?
Schubert inserido neste período, compôs suas canções, que são maravilhosas (lembra daquela que coloquei com a Sofie Von Otter? É dele também! *-*) e sentimentais, diga-se de passagem. Ele compôs para vozes médias e graves, mas o Lied é uma forma independente da música, ele pode ser cantado em qualquer tonalidade, desde contraltos a sopranos agudíssimos. Muitos cantores, depois de adquirirem calos vocais ou coisas mais sérias devido a cantar óperas por anos (o que, por maior técnica que se tenha é um risco para o cantor), se dedicam a cantar canções justo por se poder cantá-las em qualquer tonalidade. Mas, como há pouco repertório operístico para vozes graves, estas se esbaldam cantando os tais "Lieder" também, já que neles suas vozes brilham muito.
Particularmente, acho o Lied mais próprio para vozes médias/graves, ele adquire maior significado. As vozes agudas e leves (como a minha ¬¬), por serem doces, não transmitem todo o significado que a música pede, mas faz parte da "carreira" cantar Lied, e por mais que fique melhor noutros timbres, a canção é algo tão, mas tão lindo, que agente "quer" cantar, seja por obrigação ou não, rs.
Agora, não gostei muito da Angelike... achei sua interpretação desconexa (fria e realmente, parecendo uma lamentação xD) embora ela passe calor pela voz, o violinista lá estava mais abduzido, rs. A Sylvia canta bem e tem voz linda também, creio que ela foi muito mais feliz em transmitir a declaração de amor, que é bem o que a música quer dizer, já a meiguice (concordo contigo), é o caso da tal "soprano leve". Aaa, outra coisa; nunca entendi porque muitos cantores fazem pianíssimo na segunda vez que sobe para o agudo, sabe? No "allein, erheeeeeellt" - na partitura fala pra só ir crescendo até ficar fortíssimo e depois volta com o "o füll es ganz" em piano súbito; esse contraste que é o "tchan" da música. =P Vou te mostrar dois vídeos que vi, as que gostei mais. =D
Esta primeira, tem uma interpretação maravilhosa, seu timbre é grave e lindo (é contralto de verdade, hahaha), e, ela é brasileira! =D
Carolina Rennó ->
http://www.youtube.com/watch?v=O97TwWoTJTkE, esta é uma das minhas cantoras favoritas EVER! *-* Kathleen Ferrier simplesmente me faz chorar. =/ Foi uma das melhores contraltos que pude ouvir até hoje, ela é muito expressiva:
Kathleen Ferrier ->
http://www.youtube.com/watch?v=f_IS6sg_0Nw&feature=relatedAgora, fala do master-class que vc participou!! O que aprendeu de super legal pra compartilhar com a gente? =D
Então, eu peguei com a professora da UFG, a Marília Álvares (era pra ter pego com uma outra que tava de passagem aqui, da Venezuela, mas ela não foi no dia =P) - nem era pra ser master-class, pois é uma oficina da UFG que vão os alunos do curso de canto. Mas, a Marília quis compensar a falta da professora, rs.
Eu cantei Du Bist Die Ruh. =x Ela corrigiu novamente a minha boca, rs. Diz que está melhor que antes - vogais presas na boca (atrapalham a projeção) - mas que tem muito o que melhorar também. Ela fez algo interessante comigo, não sei se terá serventia pra ti, Aline. =P
Enquanto eu cantava, ela massageava todo o rosto; bochechas, queixo, testa, etc. mais o pescoço e ombros. No pescoço, principalmente próximo ao ombro, e atrás. No rosto, principalmente as bochechas (devido às vogais). O resultado: a voz ficou limpa, sem nenhum chiado e eu fiz as frases sem respirar e, sem aquela dificuldade básica de sentir o ar "acabando", sabe? Fiquei muito surpresa. O.o Saí feliz, haha. Nestas férias infelizmente ainda não pratiquei nada, mas ela falou pra praticar este exercício pra melhorar esse
defeito e tal.
EDIT:
Retiro o que disse sobre atingir o agudo. Atingo a primeira sequência do video da Sylvia, mas no finalzinho não. Fica bem fraco, acho que não dá pra cantar assim... hahaha
Reparei que o vídeo da mezzo não tem essa parte, será que é proposital?
=x
Acho que estou molenga demais hoje (tomei vacina pra febre amarela e a tal H1N1 anteontem xD), pois não notei essa parte não... =x assim, não notei diferença na melodia comparando os dois vídeos. =x