Autor Tópico: *---* Cultura \'Indiana  (Lido 495 vezes)

Desligado Tata Lyyn

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
*---* Cultura \'Indiana
« em: 05/01/2009, 19:58 »
India

Elefantes, danças & muito mais...

Comente sobre essa cultura  :) ////

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • MSN Messenger - minashermie@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Email
Re: *---* Cultura \'Indiana
« Resposta #1 em: 28/03/2009, 16:33 »
Definitivamente, a última coisa que me ocorre sobre a Índia tem a ver com elefantes.

Mas ninguém daria bola não fosse a novela. heh.

Acho vários aspectos da religião hindu muito bonitos. E gosto do fato de o McDonald\'s de lá ter hambúrguer de soja.
obvious troll is obvious.

Desligado Ceinwyn

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #2 em: 30/03/2009, 19:26 »
Musicais de Bollywood > o resto do mundo (y)

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #3 em: 30/03/2009, 21:10 »
Atrizes de bollywood > o resto do mundo. Elas são muito lindas!
Não sei muito sobre a cultura indiana, além das religiões - hinduísmo e em alguns pedaços o islamismo, o filme "Slumdog millionaire", alguns conflitos envolvendo o Paquistão e Bangladesh, vacas, Gandhi... bem, pouca coisa. Mas saberei mais em meus estudos regionais... :P
All things are lawful for me, but not all things are expedient.
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado After_Mid.Night

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - xppire@hotmail.com
    • AOL Instant Messenger - ___
    • Yahoo Instant Messenger - ___
    • Ver Perfil
    • http://www.fotolog.com/xppire
    • Email
« Resposta #4 em: 08/07/2009, 15:34 »
Não sei muito sobre essa cultura, mas eu lembro que quando eu era mais novo eu fui num casamento hindu e foi bem cansativo.

(os indianos querem dominar o mundo AHAHAHAHAH)
[size=85]vovó australiana de 71 anos nocauteia ladrão com chute no saco[/size]

Desligado .NaninHa.

• Flooder
  • *
    • MSN Messenger - naninhafcss@gmail.com
    • Ver Perfil
    • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=8261802323704941242
    • Email
« Resposta #5 em: 08/07/2009, 15:44 »
Não consigo gostar de uma cultura tão machista e com uma estrutura de classes tão forte, onde as classes mais baixas são tão humilhadas.

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #6 em: 08/07/2009, 18:15 »
Isso tá mudando muito, Naninha. Na constituição atual do país, a discriminação de castas é crime - o país tem umas das democracias mais fortes na Ásia. É lógico que não dá pra mudar a mentalidade do povo só com leis, principalmente se tratando de uma cultura tão antiga quanto a deles, mas no ritmo em que as coisas andam por lá, daqui uns anos esse sistema de castas será coisa do passado.

Sobre as mulheres, eu li em algum lugar que elas muitas vezes trabalham tanto quanto os homens e, ao contrário dos países islâmicos, elas são mandadas pro exterior pra estudar; tenho um familiar que uma vez foi à uma reunião com indianos e entre eles havia várias mulheres no local (a trabalho).
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado .NaninHa.

• Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #7 em: 08/07/2009, 18:27 »
Tomara que sim, Perséfone! Tomara! ;] Porque, né... tão injusto.

Também sei que a tendência é a melhorar em relação às mulheres, ainda bem! Mas creio que esse avanço ainda esteja nas classes mais ricas, não é? Algo como classe média pra cima. Mas a realidade ainda é bem feia por lá. A situação das viúvas, por exemplo, é abominável.

Ouvi por aí pessoas dizendo que a novela está mostrando uma Índia mais parecida com a dos anos 80/90. Muito animador ouvir isso.

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #8 em: 08/07/2009, 21:18 »
Parece que é isso mesmo... da classe média pra cima, as mudanças são maiores. No interior mesmo a situação é bem antiga ainda.

Sobre a novela, tbm ouvi falar isso, que eles mostram uma Índia dos anos 80/90. Com danças de bollywood! rs

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #9 em: 02/09/2009, 22:30 »
Citação de: \".NaninHa.\"
Não consigo gostar de uma cultura tão machista e com uma estrutura de classes tão forte, onde as classes mais baixas são tão humilhadas.

Até aí, a sociedade brasileira é incrivelmente sexista (mulher só serve pra enfeitar; as candidatas à presidência não são respeitadas como seres humanos e devem obedecer um estereótipo falho de "o que é ser mulher"; é inconcebível, na nossa cultura, não querer ter filhos; o casamento gay é proibido; o aborto é criminalizado; gays e lésbicas apanham dos próprios pais e na rua; transexuais são tratados como "coisas"; a sexualidade mal é ensinada ou discutida, e quando é o ponto de vista religioso - e preconceituoso - sempre pesa toneladas; o salário das mulheres é inferior aos dos homens; homens não são admissíveis como babás ou recepcionistas, porque essas tarefas "não lhes cabem"; etc) e as classes mais baixas são humilhadas, pisoteadas e made fun of (as faculdades federais estão lotadas até a boca de riquinhos que vão e voltam de carro com seu novo Dell e um belo smartphone; a saúde e o sistema de transporte público são uma piada; as cotas são necessárias para alunos provenientes de escolas públicas terem uma chance, e as notas deles chegam a ser ridículas se comparadas a quem fez um belo e formoso cursinho pré-vestibular; se você não tem contatos, dificilmente tem um bom emprego, e é difícil ter contatos sendo pobre; etc). Isso sem entrar no mérito do racismo (ninguém senta do lado de um negão no ônibus porque acham que vão; comediantes lixo [oi Danilo!] fazem piadas preconceituosas e depois se escondem dizendo "ai não existe raça, logo, não existe racismo"; negros sendo mais contratados pra burro de carga do que pra outra coisa; foi necessário criar cotas para que haja mais negros na universidade e, ainda assim, as notas das cotas são sempre muito inferiores às do acesso universal; etc) e por aí vai. Ah, mencionei que não ser católico geralmente pega meio mal? E que ser qualquer coisa um pouquinho fora dos padrões - usar piercing, tatuagem, ter cabelo colorido, até não comer bicho morto ou fazer determinada faculdade - te impede de arranjar um emprego ou ser visto como um ser humano que deve ser respeitado? E que a desigualdade social chega a níveis alarmantes? Que tem gente com muita grana que tem a cara de pau de votar em tal prefeito ou governador porque "ah ele me beneficiou" enquanto os mais pobres ou com menos sorte tomaram no cu os últimos 4 anos inteiros?

Que é que tem os outros países? Aqui só não extirpam clitóris; no mais, a nossa diferença ideológica é pouca.

Desligado .NaninHa.

• Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #10 em: 10/09/2009, 17:41 »
Katherine, você lê o blog da Marjorie?

É, eu sei de tudo isso. Mas eu acho que em comparação com a Índia estamos num patamar bem melhor, ou não?

Lá teve uma propaganda recentemente de um creme clareador, mostrando um antes e o depois. No antes eles não chamam a atenção do sexo oposto, por exemplo, por causa da cor da pele que era mais escura. Uma coisa assim tão escancaradamente racista não passaria aqui. As viúvas ainda são gente, ninguém sai correndo ao ver uma, nem elas usam roupas marcando sua situação, nem nada disso. Não precisam ir para casas de viúvas passar fome lá. Aqui não há a mesma obsessão por filhos homens. A liberdade sexual e a autonomia das mulheres é muito maior. E mulheres não são queimadas vivas por a família do marido não a querer mais. Aqui não tem uma casta fixa que coloca você como menos humano pra vida toda. Etc, etc, etc. Claro que Brasil não é paraíso, mas a situação aqui é melhor. Pelo menos eu acho que é.

Um post muito bom sobre as viúvas da Índia: http://sindromedeestocolmo.com/archives/2009/09/as_viuvas_na_india.html/

Eu não consigo ler isso e NÃO achar que a Índia é muito mais machista que o Brasil.

Um trecho:

"Apesar dos números, sabe-se pouco sobre a vida dessas mulheres, na India. A marginalização as torna invisíveis. O que sabemos é que elas vivem em completa pobreza, desemprego, sem acesso aos meios de produção, sem educação formal e sofrendo por superstições que ainda estão bastante arraigadas na cultura indiana.

Já em 1956, um ato hindu estabeleceu que as viúvas devem ser consideradas iguais a todas as mulheres, mas a tradição fala mais alto.

Por causa de todas privações que passam, as viúvas têm um índice de mortalidade 85% maior que as mulheres casadas. Apesar das péssimas condições dessas Casas de Viúvas, muitas preferem viver nelas do que ficar com a família do ex-marido, sendo constantemente abusadas sexual e fisicamente.

As Casas de Viúvas são empreendimentos mercenários, existem denúncias de que, apesar das mulheres viverem em completa miséria, os administradores fazem muito dinheiro, pedindo ajuda financeira e vendendo serviços sexuais das jovens viúvas.

“Sem um homem ao seu lado, uma mulher não tem respeito na sociedade indiana. Isso é parte da cultura patriarcal”, afirma uma militante do movimento de mulheres.

Parece incrível, mas isso tudo continua acontecendo hoje. Será que a gente não tem mesmo nada a ver com isso? Quando eu fui pra India, escrevi sobre a situação da mulher por lá (vejam ai abaixo), falando sobre as mulheres queimadas por causa dos dotes, e uma criatura me criticou porque eu devia me preocupar com as mulheres do Brasil.

Não consigo estabelecer fronteiras para a humanidade. Me preocupo do mesmo jeito com minhas amigas que vivem em favelas, no Brasil as viúvas indianas e as mulheres com AIDS na Africa. Somos todas irmãs."

As pessoas que ficam babando, blablablá, nem sabem dessas coisas. Deviam se informar antes de idolatrar algo que não é bem assim.

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #11 em: 11/09/2009, 18:24 »
Coincidentemente, leio sim. O_O HAHAHAHA Não com muita freqüência, mas adoro o Assvertising dela. Eu leio muito blog com que não concordo totalmente, aliás.

Mas since we\'re at it, tem anúncios no Brasil onde de um lado o cara é preto - numa situação ruim - e do lado ele tá com a pele mais clara - e é engenheiro. Tipo. Muita gente disse "ah whatever". E, mais ainda, aqui temos acesso a educação, pois sim - mas somos educadas a viver em função de um homem, a pensar em como ser para um homem. Porque vá lá - alguma mulher realmente gosta da idéia de que precisa emagrecer? Que precisa odiar o próprio corpo? Não. Fomos educadas para isso. E sob qual argumento? "Assim os homens vão gostar de ti". Pergunta pra uma mulher por que ela quer emagrecer - "pra caber em tal roupa". Por quê? "Pra ficar bonita". Por quê? "Pra encontrar um amor". Tipo. Disgusting. Enfim. Não é a mesma situação de viver na miséria (muito embora muitas mulheres aqui vivam), mas é a mesma mentalidade. Não é um país que eu admiro, embora haja aspectos da cultura que acho interessantes, mas não consigo deixar de ver uma larga semelhança no Brasil e, bem, no mundo inteiro.

E, como eu disse, a maior parte das pessoas só liga pra Índia até onde tiver uma novela com a Índia passando.

É que nem nego que usa lenço palestino por aí, aliás, MORRA de dores anais quem usa lenço palestino porque é SUPERFÉXIOM. E não peço desculpa pra quem usa. MORRA MESMO, bjs.

Desligado .NaninHa.

• Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #12 em: 02/11/2009, 07:44 »
O que eu critico é "oh, a Índia é um país lindo e perfeito, blablablá", esse deslumbramento todo por um país e uma cultura cheia de defeitos (qual é o país que não tem defeito, né?) e geralmente vindo de pessoas que só sabem o superficial.

Todo país é machista, em menor ou maior nível, embora alguns estejam bem mais avançados que outros.

Bom, o racismo do Brasil é velado (e nessa propaganda é algo implícito), esse caso da Índia é explícito. É diferente.

Agora, não sei se é melhor um racismo velado, logo, menos agressivo e aparente (afinal, é crime). Ou o explícito, mais fácil de identificar e rebater.

*Melhor no sentido de combater.

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #13 em: 27/11/2009, 14:53 »
Mas como eu disse, Nani, nego só achava isso enquanto tinha a novela, agora a maior parte da população tá cagando pra Índia, como sempre.