Autor Tópico: As Aventuras do Caça-feitiço  (Lido 181 vezes)

Desligado Roland

• Já é de casa
  • *
  • Lá em Pato Branco
    • Ver Perfil
    • Email
As Aventuras do Caça-feitiço
« em: 10/10/2008, 15:04 »

As Aventuras do caça-feitiço: entretenimento leve e bem feito

As Aventuras do caça feitiço - O Aprendiz é o primeiro livro da série literária As Aventuras do caça feitiço, escrita pelo inglês Joseph Delaney que acaba de chegar ao Brasil. Curiosamente, o livro foi traduzido por Lia Wyler, a mesma que traduziu os livros da saga Harry Potter. Tal fato pode atiçar ainda mais as comparações entre as séries, mas embora ambas retratem o sobrenatural e o imaginário, esta última está bem longe de se igualar às aventuras do bruxo criado por Rowling.

Num mundo que vive numa espécie de Idade Média fantástica, os sétimos filhos dos sétimos filhos possuem dons sobrenaturais, permitindo-lhes combater ogros e feiticeiras. Sendo assim, estes são treinados para serem caça-feitiços, homens de vida solitária que vivem a andar pelo mundo combatendo as trevas.  Entretanto, aqui o autor cria um interessante paradoxo: estas homens, abençoados com o poder de enfrentar o mal, são temidos pelas pessoas comuns, que só os chamam em caso de extrema urgência. Um pouco sádico, mas mostra a profundidade da série ao lidar com a dor que o conhecimento pode trazer.

E é nesse contexto que o jovem Tom vive: um adolescente mimado e ingênuo - mas nem por isso de má-índole - que vive numa fazenda com os pais e muitos irmãos, sendo ele o sétimo filho de seu pai, também o sétimo de sua familia. Quando todos já arranjaram empregos, a única escolha de Tom é seguir às ordens do pai e ir morar com o velho Diggory, o caça-feitiço do povoado, que o treinará para seguir o misterioso oficio.

A história é narrada em primeira pessoa por Tom, o que deixa o leitor mais próximo de suas dúvidas e inseguranças. Dentre outros personagens que se destacam na série, há o Jack (irmão mais velho do Tom, que possui preconceitos com relação ao emprego de caça-feitiço); Alice, uma garota nascida numa familia de bruxos maus que possui duvidas se quer ou não seguir o mesmo caminho de seus parentes e o misterioso ogro de estimação de Diggory, que vive disfarçado de gato e só assume sua forma natural quando ninguém está olhando.

Tom vive com seu mestre tranquilamente, aprendendo sobre as trevas e como combate-las, até o dia em que seu mestre precisa viajar e ele, cedendo aos encantos de Alice - que no começo da história ainda pretende ser má como sua familia - acaba alimentando a poderosa feiticeira Mãe Malkin, que está aprisionada no jardim do Caça-feitiço, de modo que ela se fortalece e consegue escapar da prisão, com desejo de vingança e discórdia. E é aí que a história realmente começa, pois Tom precisa enfrenta-la com seus poucos conhecimentos.

Graciosamente simples e de fácil leitura, As Aventuras do caça-feitiço definitivamente não se iguala a grandiosas sagas como O Senhor do Anéis ou Fronteiras do Universo - é de fato, um livro leve, mais para entreter e passar o tempo. Quem ler esperando uma análise da mente humana no melhor estilo Shakespeare irá se decepcionar - mas vale ler pela sua originalidade e boa intenção.

Fonte
« Última edição: 11/12/2008, 20:40 por Roland »
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora
Mas sim mora dentro de mim

Abri a porta e Ele entrou em casa.
Estou em obras.
Essa morada um dia será perfeição!

Desligado Ceinwyn

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
Re: As Aventuras do Caça-feitiço
« Resposta #1 em: 10/10/2008, 16:06 »
Gostei dessa resenha, dá pra ter uma boa idéia do que se trata o livro e toca nos pontos interessantes. Se eu ainda estivesse na minha fase de fantasia eu procuraria, mas agora acho que esse vai ficar um pouco no fim da minha listinha  :D

Desligado Aslan

• What's this, what's this?
  • Moderação
  • *
  • What's this, what's this?
    • MSN Messenger - lucassoliguetti@hotmail.com
    • Yahoo Instant Messenger - lucassoliguetti@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
    • http://soliguettiblog.blogspot.com/
    • Email
Re: As Aventuras do Caça-feitiço
« Resposta #2 em: 12/10/2008, 18:45 »
Poxa, parece interessantezinho. Vou ler também, mas assim como a Ceinwyn, vai pra baixo da listinha. xD (tenho que terminar Senhor dos Anéis, questão de honra já)
Aslan

~§~