Em NENHUM momento eu citei faculdade, nem diplomas, etc. Gui. O.O Por que associam "conhecimento" com "diplomas" assim tão facilmente? =S Uma coisa, não tem bem NADA a ver com a outra. ¬¬ Eu até falei que não, não é ler partitura que te faz músico, é? Os melhores músicos que conheço nem faculdade tem, estava a discutir com amigos há uns dias sobre a faculdade, o quanto ela nos frustra... (eu vou fazer simplesmente porque tem professores lá que em aulas particulares, me custariam MUITO caro =P xD) sinceramente, é engraçado acharem que conhecimento e virtuosismo, se alcança é com um PHD nas costas. xD E, eu entendi sim o seu sarcasmo no outro post, eu fiz foi um comentário adicional porque me veio à cabeça para exemplificar que, não é só porque toco/canto, que sou músico. =)
Ps: e Persé, muito BOM teu post, eu concordo em grande parte com ele, depois explico. ^^ E Whisper, sim, você entendeu um bocado do que eu quis dizer. =*
...
Tem uma grande diferença de músico nato com músico profissional e músico "hobbie":
- Músico nato: não precisa conhecer história, contexto, etc. pra sentir a música dentro de si e saber expressar corporalmente todo o sentimento interno; é leigo, sim, mas nunca amador pois ele entende a música inconscientemente, e isso é perceptível - ele NASCEU músico, independente de saber quem é Bach ou o que são as notas numa pauta; ele entende a música, sem o mínimo estudo. Geralmente, o músico nato no entanto, pode desconhecer "partitura", mas acaba por ter curiosidade em estudar contexto histórico; se a música é tão forte dentro dele, algo mais ele vai querer saber sobre.