Em NENHUM momento eu citei faculdade, nem diplomas, etc. Gui. O.O Por que associam "conhecimento" com "diplomas" assim tão facilmente? =S Uma coisa, não tem bem NADA a ver com a outra. ¬¬ Eu até falei que não, não é ler partitura que te faz músico, é? Os melhores músicos que conheço nem faculdade tem, estava a discutir com amigos há uns dias sobre a faculdade, o quanto ela nos frustra... (eu vou fazer simplesmente porque tem professores lá que em aulas particulares, me custariam MUITO caro =P xD) sinceramente, é engraçado acharem que conhecimento e virtuosismo, se alcança é com um PHD nas costas. xD E, eu entendi sim o seu sarcasmo no outro post, eu fiz foi um comentário adicional porque me veio à cabeça para exemplificar que, não é só porque toco/canto, que sou músico. =)
Ps: e Persé, muito BOM teu post, eu concordo em grande parte com ele, depois explico. ^^ E Whisper, sim, você entendeu um bocado do que eu quis dizer. =*
...
Tem uma grande diferença de músico nato com músico profissional e músico "hobbie":
- Músico nato: não precisa conhecer história, contexto, etc. pra sentir a música dentro de si e saber expressar corporalmente todo o sentimento interno; é leigo, sim, mas nunca amador pois ele entende a música inconscientemente, e isso é perceptível - ele NASCEU músico, independente de saber quem é Bach ou o que são as notas numa pauta; ele entende a música, sem o mínimo estudo. Geralmente, o músico nato no entanto, pode desconhecer "partitura", mas acaba por ter curiosidade em estudar contexto histórico; se a música é tão forte dentro dele, algo mais ele vai querer saber sobre.
- Músico profissional (vêem "profissional" no dicionário ok?): pode ser também um músico nato, mas acrescenta a isso conhecimento e estudo da teoria, e quando não é nato, estuda ao máximo até que se chegue num grau elevado de entendimento da música quanto a sentimento, história, contexto, significado, etc. Quando citei Bach, não citei por ser somente "um compositor", mas porque ele é o "Pai da música", mesmo tendo vivido no período barroco, ele é tão atual quanto ou até mais do que compositores que nascem hoje; ele foi um músico nato e profissional, dentre tantos outros, este, é na minha opinião, o mais completo músico (eu separei BEM músico profissional de "hobbie" até onde pude ver =D).
- Músico "hobbie": não necessita ter entendimento nem sentir a música, nem passar sentimento, nem interpretar e expressar bem o que toca/canta, nem tocar/cantar com virtuosismo, nem saber ler partitura, etc. faz simplesmente porque gosta ou porque "só quer aprender para tocar tais músicas de tal banda ou blábláblá", não pretende ganhar dinheiro com isso mas se ganhar, ok! Pode se tornar um excelente executor de peças mas se não, não lhe devemos chamar de "péssimo músico" por causa disso; é opção dele. É um músico sem rótulos, porém, ele pode ser nato, profissional, ou "nada" e no entando, "tudo bem". A grande maioria de músicos, se concentra aqui; seria legal que eles afirmassem se concentrarem nisto para não haver julgamentos negativos sobre a "musicalidade" deles. =P
...
Eu passei aqui rapidinho só para explicar isso, mas li por auto alguns posts e mais tarde (ou amanhã), passo aqui para respondê-los todos, no momento, tenho um bocado de coisas a fazer d\'agora até as 22:30h! =x