Autor Tópico: Qual o seu conceito de boa literatura?  (Lido 1593 vezes)

Desligado Ceinwyn

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #45 em: 25/04/2008, 22:04 »
Sim. Eu acho que se uma coisa é legal ela é automaticamente boa. Mas uma coisa que eu ache chato não é necessáriamente ruim. Como eu disse, pra mim, tudo depende da proposta.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Ceinwyn »

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #46 em: 29/04/2008, 00:02 »
Citação de: \"Katherine\"
Citação de: \"Ceinwyn\"
É. Gosto.
Um exemplo é O Alienista de Machado de Assis, cuja narrativa é bem empacante, mas cuja história em sí muito foda.

Então. Por isso eu fico "ahã, tá, que simpático, você é pseudo-intelectual, boa noite" quando leio coisas tipo "eu não gosto de Homero mas tenho que admitir que ele é bom". Oi. Ou você não gosta ou você acha bom.

Digo com sinceridade que na minha opinião é plenamente possível um livro ser bom e você não gostar dele mesmo admitindo ser bom, haha - e isso não implica falta de personalidade (afirmar tal coisa). =P E não, estou pouco me lixando para o que a crítica diz. =)

Eu antes dizia "tudo é relativo", mas acabo por pensar que relatividade e absolutismo coexistem - estou pensando em ficar no centro, heuheu. xD Então sim, acredito que existam coisas que independem de opinião - água é indispensável para que organismo humano se mantenha vivo e isso é indiscutivel e não-relativo mas, você decide se quer ou não continuar a ingerir água. Existem livros que na minha opinião tomam tal partido, quanto a você gostar, julgar necessário à ti ou não, é um direito seu. Dizer que é ruim simplesmente porque seu "gosto" quer assim, sorry, realmente não me desce; você pode não gostar do quadro de Monalisa, mas dizer que ele é ruim ou mal feito (seilá xD), complicado né? No ramo das artes isso é algo bem complexo - leva para o lado da música também, dizer que detesta Brahms (exemplo) "tá, ok" mas que é ruim ou insignificante... com que base? (é abrangente demais) Eu vou afirmar que é ruim quando não gosto apenas para ser "do contra" (supõe-se que a crítica diz o contrário) e não parecer um pseudo-intelectual ou pseudo-filósofo dizendo "não gostei mas é bom"? Isso sim que é falta de personalidade ou de não saber diferenciar "gosto pessoal" de "qualidade alheia", na minha opinião. As coisas podem variar de acordo com a opinião pública mas, podem perfeitamente ser absolutas na história, significância, influência, legado e conceito.

Posso não ter argumentos plausíveis para sustentar esse parecer mas, me apego no "abrangente demais" (e realmente o é) a ponto de achar que é muito perigoso a mim afirmar que algo no ramo das artes é ruim (mesmo que não ME agrade) e eu nunca terei um conhecimento de fato vasto para afirmar tal coisa..

Persé (desculpe a demora da resposta, meu PC tá dando pane), no meu primeiro post eu exemplifiquei dois autores que considero pra caramba, procura os livros deles. ;) E, tem mais um bocado; ainda estou descobrindo, hauhau. =P
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • MSN Messenger - minashermie@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #47 em: 29/04/2008, 14:05 »
Claro, a razão primordial para uma pessoa dizer que acha ruim mesmo que o mundo ache magnífico é ser do contra.

Mona Lisa ser importante não significa que Mona Lisa é bom. Significa que é importante. Eu gosto do quadro, acho bem-feito, e gostaria dele mesmo se Da Vinci fosse um anônimo. Mas pra mim é total falta de senso crítico gostar de algo simplesmente por sua importância ou significado para o mundo. Arte tem mais a ver, pra mim, com o significado pra você. É pobre demais julgar as coisas pela importância histórica antes de julgar pelo sentimento pessoal - oi, é arte e não engenharia.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Katherine »
obvious troll is obvious.

Desligado Roland

• Já é de casa
  • *
  • Lá em Pato Branco
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #48 em: 01/05/2008, 18:28 »
Também acho muito descabido dizer "Não gosto, mas reconheço que é bom". É mais... ah, plausível dizer "Não gosto, mas reconheço a sua importância".
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Roland »
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora
Mas sim mora dentro de mim

Abri a porta e Ele entrou em casa.
Estou em obras.
Essa morada um dia será perfeição!

Desligado Nessa

• All my fears turn to rage...
  • Flooder
  • *
    • MSN Messenger - nessa_amylee@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
    • http://forumie.net
(Sem assunto)
« Resposta #49 em: 02/05/2008, 00:46 »
Citação de: \"Roland\"
Também acho muito descabido dizer "Não gosto, mas reconheço que é bom". É mais... ah, plausível dizer "Não gosto, mas reconheço a sua importância".

Concordoooo³³³
Nem sempre gostamos de TUDO que é conhecido e importante..mas temos de saber reconhecer a importância das coisas..mesmo que isto naum nos agrade muito... ;)
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Nessa »

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #50 em: 11/05/2008, 16:28 »
Ah sim, mas a discussão deu início devido a "bom x ruim": se você TEM que reconhecer a importância de algo, não tem como dizer que é ruim, ué (colocando de lado a parte filosófica que discute "importância" e "ruim").

Finalmente, consegui resumir algo que quis dizer desde o início nesta frase. xD (porque, falar algo como "é ruim mas é importante" então, é tão nossence quanto para vocês o "não gostei mas é bom" =P)

E sim, concordo plenamente com o que dissestes sobre "arte é feita para o público logo, depende da opinião do mesmo" Kath, ai que está: gostar ou não, é um direito seu; questionar qualidade, é outro assunto.

...somewhere...

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #51 em: 11/05/2008, 19:51 »
Claro que tem como dizer que é ruim, Rose. Importância e qualidade são coisas COMPLETAMENTE diferentes. o_O É como você dizer que acha tal roupa ruim mas que para a moda o designer dela foi importante. Faz perfeito sentido. Agora experimenta dizer que o último filme do Almodóvar é ruim mas você gosta. Oi?

Você gosta das coisas dependendo do SEU conceito de qualidade. Que é SIM uma coisa relativa.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #52 em: 11/05/2008, 19:55 »
Eu disse devido a vocês acharam estranho "não gostei mas é bom" porque para mim, também, "não gostei" com "não é bom" são duas coisas completamente diferentes. ^^

Se tem como você gostar de algo ruim, tem como você não gostar de algo bom. =)

...somewhere...

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #53 em: 11/05/2008, 20:08 »
Geez.

Não faz o menor sentido você achar bom se não gostou. Se é bom, de algo você gostou. Se é ruim, de algo você não gostou.

Contra fatos semânticos não há evidências filosóficas. o_O

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #54 em: 11/05/2008, 20:18 »
A questão é que vocês estão confundindo "ruim" com "gosto" ué, dai se complica tudo, veja só tua frase:

"É como você dizer que acha tal roupa ruim mas que para a moda o designer dela foi importante."

Poxa, como assim "tal roupa ruim"? Em que sentido? O pano? A costura? Não pelo que eu entendi; parece mais "GOSTO" ok? "É ruim porque não gosto, porque não me agrada, não dá certo comigo ou com meu corpo". E sim, nisso você não tem como GOSTAR, mas falar que é RUIM, tem que provar que o pano rasga fácil, a costura é torta, o corte mal feito, que essa roupa não cairá bem em ninguém, etc. e podes ver bem, que em nenhum momento eu entrei em "importância histórica" nesta explicação, eis a diferença e o porquê algo pode ser bom independente do seu gosto. =)

Você fala que importância e qualidade são coisas completamente diferentes, uhum, mas seus argumentos (do penúltimo post, pelo menos) não sustentaram bem isso.

...somewhere...

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #55 em: 11/05/2008, 20:22 »
Rose, o que você teima em não entender em tudo que eu postei desde 04/10/1991 é que eu acho que qualidade depende INTEIRAMENTE de gosto.

Tem gente que diz que pelúcia brasileira é RUIM. Tem gente que diz que veludo é BOM. Isso depende total, completa e indiscutivelmente do fato de você preferir tal característica e preterir outra.

Quando você finalmente compreender o que eu já repeti 290823,9.10²³, fica fácil.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #56 em: 11/05/2008, 20:32 »
E quando você entender que se um pano que não rasga, não desgasta e dá bom caimento numa roupa, independente de você achar ele feio, ele é BOM, acho que ficamos ok. xD

Porque para mim, NUNCA que qualidade varia inteiramente de gosto, mas eu respeito muito a tua opinião, e isso se não me engano, eu já falei.

Se gosto é tão diferente de importância e/ou qualidade, dizer algo como "não gostei mas é bom" faz perfeito sentido. ;)
« Última edição: 11/05/2008, 21:38 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #57 em: 11/05/2008, 20:34 »
Não rasgar: eu conheço gente que acha CHARMOSO com rasgos.
Não desgastar: eu conheço gente - moi inclusa - que acha MELHOR quando a roupa está desgastada e desbotada.
Dar bom caimento: hã, precisa falar algo?

E o que eu disse sobre importância, gosto e qualidade é que qualidade depende de gosto e importância não tem o menor parentesco com qualquer um desses dois.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #58 em: 11/05/2008, 20:42 »
Citação
Não rasgar: eu conheço gente que acha CHARMOSO com rasgos.
Não desgastar: eu conheço gente - moi inclusa - que acha MELHOR quando a roupa está desgastada e desbotada.
Dar bom caimento: hã, precisa falar algo?

Sinceramente, isso não é contra-argumento para o que eu disse: não prova que aquele exemplo que eu dei, que o pano, é ruim, só confirmou sua opinião de "gosto"; "eu gosto mais de laranja", "acho tão fofo a cor rosa", "preto é magnífico!" - agora, verde, amarelo, azul, etc. são ruins só porque não lhe agradam? =P Por favor, né? O.O

E isso que eu venho tentando dizer desde o início também, se há teima aqui em "não entender o que diz o outro", seilá, ela está no mínimo em ambos os lados então, porque eu já te entendi há muito tempo (lembra quando disse que não quero converter você?). xD

...somewhere...

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #59 em: 11/05/2008, 20:49 »
Rose, pela enésima vez, isso é opinião meramente - graças a deus - sua. Você que tá dando um novo sentido à palavra ruim.

Pra mim seda é um tecido ruim, e ele não rasga. E pra mim amarelo é uma cor ruim, sim, por ser feia e não combinar com nada. E segue a lista.

Se - graças a deus - você discorda, é bom que ao menos tenha entendido que pra mim a sua discordância - graças a deus - não faz o menor sentido e que continuemos assim sem que você continue vendo coisa onde eu não disse (tipo ser contra-argumento o_O oioioioioioioiq).