É. Gosto.
Um exemplo é O Alienista de Machado de Assis, cuja narrativa é bem empacante, mas cuja história em sí muito foda.
Então. Por isso eu fico "ahã, tá, que simpático, você é pseudo-intelectual, boa noite" quando leio coisas tipo "eu não gosto de Homero mas tenho que admitir que ele é bom". Oi. Ou você não gosta ou você acha bom.
Digo com sinceridade que na minha opinião é plenamente possível um livro ser bom e você não gostar dele mesmo admitindo ser bom, haha - e isso não implica falta de personalidade (afirmar tal coisa). =P E não, estou pouco me lixando para o que a crítica diz. =)
Eu antes dizia "tudo é relativo", mas acabo por pensar que relatividade e absolutismo
coexistem - estou pensando em ficar no centro, heuheu. xD Então sim, acredito que existam coisas que independem de opinião - água é indispensável para que organismo humano se mantenha vivo e isso é indiscutivel e não-relativo mas, você decide se quer ou não continuar a ingerir água. Existem livros que na minha opinião tomam tal partido, quanto a você gostar, julgar necessário à ti ou não, é um direito seu. Dizer que é ruim simplesmente porque seu "gosto" quer assim, sorry, realmente não me desce; você pode não gostar do quadro de Monalisa, mas dizer que ele é ruim ou mal feito (seilá xD), complicado né? No ramo das artes isso é algo bem complexo - leva para o lado da música também, dizer que detesta Brahms (exemplo) "tá, ok" mas que é ruim ou insignificante... com que base? (é abrangente
demais) Eu vou afirmar que é ruim quando não gosto apenas para ser "do contra" (supõe-se que a crítica diz o contrário) e não parecer um
pseudo-intelectual ou
pseudo-filósofo dizendo "não gostei mas é bom"? Isso sim que é falta de personalidade ou de não saber diferenciar "gosto pessoal" de "qualidade
alheia", na minha opinião. As coisas podem variar de acordo com a opinião pública mas, podem perfeitamente ser absolutas na história, significância, influência, legado e conceito.
Posso não ter argumentos plausíveis para sustentar esse parecer mas, me apego no "abrangente demais" (e realmente o é) a ponto de achar que é muito perigoso a mim afirmar que algo no ramo das artes é ruim (mesmo que não ME agrade) e eu nunca terei um conhecimento de fato vasto para afirmar tal coisa..
Persé (desculpe a demora da resposta, meu PC tá dando pane), no meu primeiro post eu exemplifiquei dois autores que considero pra caramba, procura os livros deles.

E, tem mais um bocado; ainda estou descobrindo, hauhau. =P