Autor Tópico: Qual o seu conceito de boa literatura?  (Lido 1576 vezes)

Desligado Roland

• Já é de casa
  • *
  • Lá em Pato Branco
    • Ver Perfil
    • Email
Qual o seu conceito de boa literatura?
« em: 06/04/2008, 18:05 »
Eu estava conversando com uma amiga minha sobre livros, e ela disse não gostar de best sellers, por acha-los "simples demais". Eu sempre converso com muitas pessoas sobre livros, e elas sempre falam coisas do tipo "Quem realmente gosta de ler não gosta desses escritores de massas (Leia-se: Paulo Coelho, Dan Brown, Nora Roberts e por aí vai)".

Um dia, quando eu estava conversando com uma garota sobre livros ela falou: "Eu leio Carlos de Andrade, Machado de Assis, José de Alencar, Aluízio Azevedo, Eça de Queiroz... enfim, tudo o que for complexo e analítico".

Não sei quanto a vocês, mas eu sempre priorizei muito mais o enredo do que o estilo da escrita. Por exemplo, pra mim, o José de Alencar cria enredos fantásticos, mas ele conseguia torna-los um completo código penal -_-"

E então... o que vocês pensam de boa literatura? Vocês acham que best sellers são um monte de papel higiênico? Só lêem os tais "complexos e analíticos"? Enfim, vamos discutir esse tipo de coisas ^_^

*qualquer coisa só fechar.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Roland »
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora
Mas sim mora dentro de mim

Abri a porta e Ele entrou em casa.
Estou em obras.
Essa morada um dia será perfeição!

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • MSN Messenger - minashermie@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #1 em: 06/04/2008, 18:20 »
Antes de tudo, o que foi Machado de Assis senão um autor famoso e muito lido? Se ele é o que é hoje, foi porque seus textos foram muito lidos. Logo, best sellers.

Dois dos melhores livros que eu já li - The Book Thief e His Dark Materials, a quem interessar possa - são best sellers. Achar que eles são "fáceis" e sem profundidade simplesmente porque venderam muito é muito pseudo-intelectual pra mim. Quem faz o livro é o leitor e esperto é o escritor que escreve para si mesmo, já que cada um entende o que bem quer do conjunto de papéis que tem nas mãos.

Por exemplo, eu acho José de Alencar um porre. Não apenas um porre, um porre que junta vodca, tequila, dreher, jack daniels e a melhor caninha que você conseguir encontrar. Ele é muito chato, é muito brega, muito exagerado e muito pentelho na questão de endeusar personagens que não têm nada de endeusável. Mas conheço zilhões de pessoas que acham o cúmulo porque "ai mel dels ele é um crasseco como assim vc naum gosta lolz q" ou simplesmente porque acham aquilo tudo lindo. Oras. E ele é um clássico, né?

As pessoas têm que analisar os livros pelos livros e não porque são bem vendidos, mal vendidos, foram escritos ontem ou foram escritos na época das pinturas rupestres.

O que faz um livro bom é o leitor. O que me faz achar um livro bom é simplesmente ele te prender. Pela história, pelo gênero, pelos personagens, pela escrita, pelo estilo, pelas palavras, pelo conjunto... não dá pra ter regra. É como dizer que pra eu gostar de uma música ela tem que ser rock\'n\'roll... existem quaquilhões de músicas maravilhosas que não têm o menor parentesco com o rock.

Gostei muito do tópico, diga-se de passagem.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Katherine »
obvious troll is obvious.

Desligado amanda ~

• Quase lá
  • *
    • ICQ Messenger - 253941606
    • MSN Messenger - addictedtragedy__@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://www.xanga.com/mamahelpme
(Sem assunto)
« Resposta #2 em: 06/04/2008, 21:05 »
Citação
Achar que eles são "fáceis" e sem profundidade simplesmente porque venderam muito é muito pseudo-intelectual pra mim.

*levanta plaquinha de aplausos*
Acho que quem julga livros como vazios por simplesmente serem best-sellers, são tristes :]. A Menina que Roubava Livros é um best-seller, e é um dos meus favoritos. Mesmo para o Apanhador no Campo de Centeio, quer livro mais fácil de se ler do que esse? E eu, particularmente, o acho fantástico.

Claro, bom de que gosta, mas detesto livros complicados de mais. Por favor, eu leio para me entreter, na maioria das vezes, não para ser mais um problema. Meu maior problema em ler livros pro vestibular é porque em 95% eles são extremamente mortificantes de se ler x.x, mas enfim.
Para mim um livro tem que ter, acima de tudo: personagens bem construidos, uma boa história e bons dialogos. Detesto livros onde o autor perde páginas descrevendo um ambiente e só tem duas linhas de diálogo. Gosto de diálogos, gosto mesmo.
E com sinceridade, não gosto de livros com linguagem muito "culta", vamos colocar assim. Gosto de livros com uma linguagem acessivel, mas não burra. Por exemplo, adoro a linguagem do Holden em O Apanhador, assim como a do Ed em O Mensageiro. Na verdade, não é bem um "gosto/não gosto", é mais como um preferir.

Detesto livros do Paulo Coelho simplesmente por achá-lo um péssimo narrador, ele me deixa pensando na cor do meu sofá e não no livro. Por isso acho que a narrativa tem que ser MUITO envolvente, por isso, adoro aqueles livros em que parece que o autor tá falando contigo.

Mas enfim, coloco meu carimbinho no post da Katherine.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por amanda ~ »
[align=center]
[size=75]
夢を描くよ[/align][/size]

Desligado Roland

• Já é de casa
  • *
  • Lá em Pato Branco
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #3 em: 06/04/2008, 21:47 »
Concordo Amanda.

Porque até uma faxineira de escola publica que só fez até a quarta série consegue entender um livro, ele é ruim? Porque para entender um parágrafo você precisa relê-lo 72 vezes, ele é bom? Tsc, tsc...
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora

Estou em obras.

Desligado Ignus

• Administração
  • *
    • Ver Perfil
    • http://noberto.net
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #4 em: 07/04/2008, 03:30 »
Meu conceito de boa literatura é o mesmo que o de boa música: me agradou? É bom. Não me agradou? É ruim. Simples assim :P Claro que isso se aplica somente à mim. Já o conceito de bom "universalmente" eu nem quero saber.

Tolkien é o melhor escritor que tive oportunidade de ler, nenhum escritor conseguiu me sentir dentro do mundo proposto em um livro quanto ele. Mas tem gente que acha a narrativa dele cansativa. Questão de gosto.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Ignus »

Desligado Ceinwyn

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #5 em: 07/04/2008, 11:19 »
Bom é o que tudo que cumpra satisfatoriamente o que se propõe a fazer. Seja uma obra hiperfilosófica sobre a condição humana seja um romance adolescente feito para entreter.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Ceinwyn »

Desligado Melia Kindler

• p ∙ u ∙ l ∙ s ∙ e
  • Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Cenas Da Minha Memória
(Sem assunto)
« Resposta #6 em: 07/04/2008, 11:39 »
Citação de: \"Gui\"
Qual o seu conceito de boa literatura?

STEPHEN KING, ao extremo.

Mas como disse o Ignus, questão de gosto.
Eu ODEIO Paulo Coelho e os livros dele, assim como Machado de Assis, Monteiro Lobato e José de Alencar. Para mim, são verdadeiros lixos e ninguém vai me fazer pensar o contrário. Mas tá... o que é ruim para mim pode ser a coisa mais maravilhosa do mundo para outra pessoa. E vice-versa.

Citação de: \"Katherine\"
As pessoas têm que analisar os livros pelos livros e não porque são bem vendidos, mal vendidos, foram escritos ontem ou foram escritos na época das pinturas rupestres.

Isso aí! o/

O que me faz achar um livro bom é simplesmente ele te prender. Pela história, pelo gênero, pelos personagens, pela escrita, pelo estilo, pelas palavras, pelo conjunto...

Concordo também!
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Melia Kindler »

Cenas [decadentes] Da Minha Memória
essa história termina onde começou...

Desligado Aslan

• What's this, what's this?
  • Moderação
  • *
  • What's this, what's this?
    • MSN Messenger - lucassoliguetti@hotmail.com
    • Yahoo Instant Messenger - lucassoliguetti@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
    • http://soliguettiblog.blogspot.com/
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #7 em: 07/04/2008, 12:01 »
Isso depende do ponto de vista. Pra uma pessoa que goste daqueles romances "água com açúcar", esse tipo de livro vai ser sempre considerado como boa literatura. Quem não agüenta clássicos vai ficar sempre se perguntando \'como aquelas porcarias podem ser ensinadas nas escolas\'. E ninguém está errado, porque as pessoas são diferentes. Imagine se todos gostassem das mesmíssimas coisas. O mundo seria um lugar muito chato, não é?
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Aslan »
Aslan

~§~

Desligado Roland

• Já é de casa
  • *
  • Lá em Pato Branco
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #8 em: 19/04/2008, 21:38 »
Concordo Aslan, mas acho que é preciso analisar o contexto que cada escritor viveu.

Machado de Assis e José de Alencar viveram numa época cujo entre cada 100 brasileiros, 20 sabiam ler. E sabiam ler bem. Eles não tinham televisão, baladas, música e tudo o mais, precisavam escrever de um jeito mais dificil, para impressionar e entreter as pessoas. Eram intelectuais escrevendo para intelectuais.

Hoje não. Praticamente todo mundo sabe ler, bem ou não, mas sabem. Hoje, pra um escritor viver, ele tem que agradar as massas, tendo que escrever um livro com uma linguagem mais simples e acessível. Resta-nos, então, ter uma mente aberta o suficiente para analisar se eles fazem algo interessante dentro dessa proposta, o que é perfeitamente possível.

Eu acho Dan Brawn um amontoado de papel higiênico: sensacionalista, tendencioso, com pouca base para seus livros, ele é um best seller que eu abomino profundamente. Stephen King já é bem mediano: ele têm livros MARAVILHOSOS (A Dança da morte, A Torre Negra) em contraste com outros DEPLORÁVEIS. (Celular -_-").

E por aí vai.
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora

Estou em obras.

Desligado Nessa

• All my fears turn to rage...
  • Flooder
  • *
    • MSN Messenger - nessa_amylee@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
    • http://forumie.net
(Sem assunto)
« Resposta #9 em: 20/04/2008, 11:43 »
Bom pra mim o conceito de boa literatura é bem simples:comecei a ler se me prender e tiver uma história interessante continuo se não nem termino com a leitura!
Não existe um conceito fixo de boa literatura!Cada pessoa se identifica com um autor e com um determinado livro.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Nessa »

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #10 em: 20/04/2008, 12:19 »
Eu acredito que boa literatura seja diferente de bom livro. Bom livro, pra mim, é aquele que você gosta, te prende do começo ao fim e tem uma história legal. Boa literatura tá mais relacionado ao jeito que os livros foram escritos, o uso correto da língua, enredos interessantes... enfim, eu acho que são jeitos diferentes de falar de livros.

Voltando, eu concordo com tudo o que a Katherine disse. Se você leu um livro de um autor super-mega-famoso mas achou uma droga, ora, então uma droga será (pra você, claro). Acho estranho pensar que um bom livro é aquele escrito por um autor famoso, que tem uma história nuncacontadaantes e que tem até cheiro de mofo. Bom livro é o que você pensa que é bom livro, uai. Não? =)  

*a que adora histórias clichês estilo Meg Cabot *
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Perséfone »
All things are lawful for me, but not all things are expedient.
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #11 em: 20/04/2008, 16:19 »
Perse, pra mim literatura é o estudo dos livros, como falar de música acaba se tornando um estudo das épocas, estilos etc. Mas boa literatura é diretamente relacionável a um bom tipo de livro, IMO.

E eu só li Shadowland da Meg Cabot, da série The Mediator. Quero ler o resto, me interessei. Mas os demais livros dela nunca me chamaram a atenção.

Citação
Machado de Assis e José de Alencar viveram numa época cujo entre cada 100 brasileiros, 20 sabiam ler. E sabiam ler bem. Eles não tinham televisão, baladas, música e tudo o mais, precisavam escrever de um jeito mais dificil, para impressionar e entreter as pessoas. Eram intelectuais escrevendo para intelectuais.

Bizarro colocar um romântico e um realista na mesma frase para justificar os estilos literários deles... o_O

Citação
Eu acho Dan Brawn um amontoado de papel higiênico: sensacionalista, tendencioso, com pouca base para seus livros, ele é um best seller que eu abomino profundamente.

Na verdade, o livro mais famoso dele é baseado numa teoria não exatamende descartável sobre a Igreja Católica. Isso é uma enorme base, já que o livro inteiro gira em torno única e simplesmente dessa teoria.

Os demais eu não li.

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #12 em: 20/04/2008, 17:17 »
Citação
E eu só li Shadowland da Meg Cabot, da série The Mediator. Quero ler o resto, me interessei. Mas os demais livros dela nunca me chamaram a atenção.

É da série Mediadora que eu falo. Leia o resto!

O único do Dan Brown que realmenteme prendeu foi Ponto de Impacto. Muito bom, por sinal. ^__^
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Perséfone »
All things are lawful for me, but not all things are expedient.
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #13 em: 21/04/2008, 15:13 »
Bem, eu tenho uma visão bem simplista e complexa ao mesmo tempo relacionada a qualquer arte, haha, isso inclui música, cinema e óbvio, literatura (e derivados).

Como a Persé bem disse ali em cima: "Eu acredito que boa literatura seja diferente de bom livro." Exatamente. Mas quem escreve bom livro está inserido na boa literatura embora, nem toda "boa literatura" produzirá bons livros (bah, huahua, ficou estranho isso xD). =P

Agora, livro varia de gosto, com certeza, porém, existem livros BONS independentes do seu gosto. Você pode não gostar de James Joyce ou Fiódor Dostoiévski, por exemplo, mas NÃO TEM COMO (=x) falar que os livros de autores como eles são ruins no caráter a que eles se propõem escrever! O.O Detesta Shakespeare? Ok. Agora, me prove que ele é ruim com dados de fato empíricos, de acordo com a própria literatura ou língua inglesa.

Citação

Bizarro colocar um romântico e um realista na mesma frase para justificar os estilos literários deles... o_O

Eu não vejo nem por esse lado... (ele ter misturado os dois) apenas não concordo que eles escreviam de forma rebuscada porque precisavam disso para entreter, escreviam assim (e mais é José de Alencar, Machado de Assis estimula interpretação - coisa que adoro, inclusive -, não bem que ele se utiliza de linguagem ponderada) porque era comum à época deles poxa!

Não creio que para um livro ser bom, tenha que ser complexo ou se utilizar de linguagem complexa, mas vale ressaltar que, um livro para ser bom, precisa apenas ser lido, compreendido e "deixar sua marca", não necessariamente, que necessite de que você goste dele. Pelo menos eu, penso assim. =)
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #14 em: 21/04/2008, 16:01 »
Claro que tem como dizer que Dostoiévski e Shakespeare são ruins. o_O Eu posso ter como conceito de boa literatura algo que eles não usam. José de Alencar é um dos mestres brasileiros - e eu não gosto e quero VER alguém me provar que estou errada em simplesmente achá-lo mau escritor.

Essa coisa de verdades absolutas é tosquíssima.