Autor Tópico: Canto e Técnica Vocal  (Lido 5093 vezes)

Desligado Supremoon

• Já é de casa
  • *
    • Ver Perfil
    • Cinzas de Mim
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #30 em: 05/04/2008, 00:02 »
Gui, eu já adoro Mariah e Sara. Eu adoro a voz dela. Eu sinto muita emoção em alguns músicas da Mariah, principalmente ao vivo. E a Sara é um voz que me deixa... Nossa, adoro.
Sem falar nos High Notes da Mariah. uhhuuhhuuhhu
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Supremoon »

Desligado Kate

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
    • Fugacidade Transitiva
(Sem assunto)
« Resposta #31 em: 05/04/2008, 11:06 »
Não entendo de canto, não.
Fiz uns dois meses de coral quando era pequena, não deu tempo de aprender mesmo alguma coisa. E tivemos que sair... infelizmente... i.i

Por outro lado, eu adoro cantar.
Meu professor de violão diz que eu canto afinado (aêêê!), mas não sei se isso significa muita coisa! xD~

Bem, as paredes do banheiro já devem estar cheias de tanto me "ouvir" cantar! ^^
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Kate »

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • MSN Messenger - minashermie@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #32 em: 05/04/2008, 15:10 »
Citação de: \"Guilherme\"
Ele não tinha uma voz bonita...Nem adianta dizer que tinha, porque eu acho que não tinha [opinião minha...não quero converter ngm aqui, okay]

Beleza de timbre é uma coisa, ter técnica é outra, e passar emoção também não tem nada a ver com as anteriores.
Eu acho que o Renato Russo não tinha o primeiro nem o segundo, mas tinha muito do terceiro. Isso faz dele um bom cantor pra mim e um bom cantor para muitos.

Assim como há cantores que têm o primeiro e o segundo mas não fazem idéia do terceiro, e aí são ruins.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Katherine »
obvious troll is obvious.

Desligado Guilherme

• Flooder
  • *
    • MSN Messenger - lost.and.founds@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://guillemotsbr.blogspot.com
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #33 em: 05/04/2008, 16:16 »
Citação
Assim como há cantores que têm o primeiro e o segundo mas não fazem idéia do terceiro, e aí são ruins.

É por isso que eu disse achar subjetivo.
Vai muito do gosto...
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Guilherme »
[align=center][/align]

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #34 em: 06/04/2008, 11:51 »
Mas, peraí, O QUE é subjetivo, Guilherme?
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Perséfone »
All things are lawful for me, but not all things are expedient.
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • MSN Messenger - minashermie@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #35 em: 06/04/2008, 13:41 »
Acredito que no caso o subjetivo seja se tal cantor é bom ou ruim independente da técnica, que é um critério objetivo.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Katherine »
obvious troll is obvious.

Desligado Guilherme

• Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #36 em: 06/04/2008, 14:14 »
Citação
Mas, peraí, O QUE é subjetivo, Guilherme?

As opiniões de cada um sobre os cantores.

A katherine discordou de mim com o que eu eu disse do LU. É a opinião dela.
A minha opinião é outra, mas ninguém pode definir certo e errado onde as escolhas são feitas por gostos, por isso é subjetivo dizer que fulano é bom ou ruim. Acho que em música, no geral, é questão de gosto.
Subjetivo nesse caso é interpretação pessoal.
[align=center][/align]

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #37 em: 06/04/2008, 16:06 »
Para alguns a falta de tecnica funciona [janis], para outros não...
Ahhh, excesso de tecnica tambem me irrita, acho que cantoras no estilo mariah, sarah brightman não meemocionam...acho um pouco parado e robotico. é emotivo, mas...não me agrada.

Her... Mariah e Sarah com excesso de técnica? xD Elas nasceram cantoras, isso não as coloca "com excesso de técnica", técnica é estudo, não muito relacionado a talento e cá entre nós; elas nem estudam tanto e é visível a falta de técnica na Sarah, por exemplo. Na Mariah, é visível que ela mesmo se confunde em meio a tantas ornamentações - não há "excesso de técnica" em quem não sabe utilizar bem de seus recursos vocais de forma equilibrada, coisa que falta à Mariah pra caramba, na minha opinião.

(pra falar a verdade, é complicado falar em "excesso" neste assunto... principalmente porque técnica é muito abrangente)

por isso é subjetivo dizer que fulano é bom ou ruim

Não é subjetivo no tocante à técnica, como bem disse a Persé ali atrás (embora, eu ainda consiga filosofar até nisso, hauhauahu =x). Gostar ou não da voz, achar que fulano tem ou não sentimento, até mesmo "achar" que ciclano tem ou não técnica, ok. Mas, tem sim como afirmar cientificamente (xD) se alguém é bom ou ruim e na minha opinião, o RU é ruim também Gui (embora eu goste do timbre da voz dele). ;)
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Águi Sims

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - silenteyes-@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://br.youtube.com/user/aguisims
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #38 em: 06/04/2008, 16:36 »
Bom, acho que o que o Gui quis dizer é que quanto à técnica, não tem muito o que se discutir. Apesar da técnica ser bem abrangente e tal, como a Rose falou.
Mas na questão interpretação e tudo mais, aí vai do gosto de cada um. Por exemplo, eu não gosto daquelas cantoras que forçam a voz em muitas músicas.. tem gente que acha legal.
É isso?
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Águi Sims »

Desligado Guilherme

• Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #39 em: 06/04/2008, 17:12 »
Isso, Agui...

Eu falo que é subjetivo a coisa em geral [pacote completo]. Estava falando de gostos e não da tecnica.

Quando eu usei o exemplo da Kath como subjetivo, era sobre ela dizer de cantores que tem voz e tecnica, mas nao tem emoção...
foi por isso que falei desse jeito, porque pra mim, basta me agradar, independente da tecnica.

Eu NÃO estou dizendo que tecnica é subjetiva, mas sim, o GOSTO.
[align=center][/align]

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #40 em: 08/04/2008, 13:10 »
Citação de: \"Perséfone\"
Citação
A propósito, como são os exercícios de aquecimento que vocês utilizam? E, quais as/os cantoras/res que admiram com relação à técnica (falem os motivos)? (bah, isso vai ser ótimo para mim; estou começando a conhecer mais sobre cantores no sentido técnica agora =x) Vamos movimentar o tópico, poxa. =P

Lara Fabian. Se alguém conhece um melhor domínio de técnica (que projeção!) e de emoção, por favor me avisem. Ela é magnífica.

Concordo Persé! o/ Cantora popular na minha opinião, é ela, não adianta - fora que, ela sim transmite um sentimento fora do comum em suas músicas, e tem vozerão e técnica excelentes. E se não me engano, ela também faz (ou fez) canto lírico, correto?

Agora, com relação ao lírico, eu acho a Renée Fleming excelente! O.O Já reparou as colocaturas dela? =x E Maria Callas, ai meu deus, nem consigo dizer direito o que penso sobre essa mulher! =x

Citação de: \"Gui\"
Eu NÃO estou dizendo que tecnica é subjetiva, mas sim, o GOSTO.

Sim-sim, isso só não ficou muito claro (ao menos para mim) ali atrás, me desculpe se te entendi mal. ;)
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
Re: Canto e Técnica Vocal
« Resposta #41 em: 11/01/2009, 10:18 »
Citação
Concordo Persé! o/ Cantora popular na minha opinião, é ela, não adianta - fora que, ela sim transmite um sentimento fora do comum em suas músicas, e tem vozerão e técnica excelentes. E se não me engano, ela também faz (ou fez) canto lírico, correto?

Correto! Mas como cantora lírica, dizem que ela não é tão boa assim. A praia dela é popular-romântico... :D
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #42 em: 11/01/2009, 21:06 »
Uma pena. =/ Mas bah, no popular ela domina, pronto. =P

E eu que me decepcionei com a Reneé? xD Depois de vê-la cantando "Ah! Mio Cor" de Haendel... (ária que eu estava ensaiaindo - a gente sempre caça referências, né? =x) depois procurem pra ver; eu não gostei. =S Agora, com isso, acabei descobrindo a querida Magdalena Kozená; mezzo magnífica! *-* Com ela sim, a ária ficou lindíssima.

Bem, discutindo sobre cantoras; conhecem Kathleen Ferrier? Contralto, infelizmente morta, mas cantava divinamente (eu nem sou fâ de vozes graves... já sabem xD).

Ouçam Das Lied von der Erde de Mahler, com ela. Gente, é de chorar de tão lindo! =O

http://br.youtube.com/watch?v=-LE48mLGB ... re=related (um dos vídeos)

Se, se interessarem e não conseguirem achar para baixar ou ouvir (tudo), me avisem que depois upo pra vocês.

Agui, Persé, Gui, etc. -> Vocês tem algum vídeo "d\'ocêis" cantando? =)

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #43 em: 13/01/2009, 10:19 »
Estou ouvindo Abschied, de Das Lied von der Erde nesse momento. O que dizer? É simplesmente lindo. Eu adoro essa voz grave, com potência e agudos brilhantes... A emoção dessa mulher é indescritível, também.

Sobre a Renée, eu ouvi a música que você disse. Não achei ruim, na verdade. Gostei demais da primeira nota (longa) que ela dá - ficou bem sustentado, impostado. Mas, quando chega lá pros 2:30, ela faz uns agudos que até sumiram um pouco. Ficou meio fraquinho, nesse pedaço XD Qual foi a sua "reclamação" sobre essa gravação?

Ouvi tbm, com a Renée, a "Rejoice greatly", ttbm do Haendel. Ficou muito boa essa! Aquelas coloraturas... http://br.youtube.com/watch?v=nNt1Qj4MA ... re=related

A minha mezzo preferida ainda é a Cercilia Bartoli. Ela tem graves lindos, agudos lindos, tem carisma, emoção... *-* Recomendo: agitata da due venti, do vivaldi: http://br.youtube.com/watch?v=J7P-INo21 ... re=related
E essa do Mozart: http://br.youtube.com/watch?v=YruVzW6zj ... re=related

Você tá fazendo aulas de canto? :D Muito legaaaal :D

ps.: eu tenho só gravações mesmo, mas nenhum video. serve? heueheuhe

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #44 em: 13/01/2009, 20:58 »
Da Kathleen eu ainda estou baixando mais cozitas. Quando meu PC voltar ao normal continuarei a busca. =D

Tenho um dvd que copiei dum amigo, de um concerto da Reneé numa igreja; muito bom! Ela abusa das coloraturas.

Poxa, quanto "Ah! Mio Cor" acho que a Reneé enfeitou demais, não sei bem a qual vídeo (ou áudio) você assistiu (ouviu), deve ter sido do cd mas, veja este (ela interpretando a Alcina mesmo):

http://br.youtube.com/watch?v=wixX651JX8c

E, depois veja a Magdalena:

http://br.youtube.com/watch?v=BxRL7IG68To

Achei as ornamentações da Reneé além de exageradas, não muito barrocas - sério, não combina com o período - e, os agudos, não muito bons (se bem que, resultado d\'eu ter detestado as ornamentações, creio xD), embora, seja ela soprano. Já, Magdalena, sério, arrepio toda vez que escuto; considerei a melhor interpretação, das que pude ouvir desta música - ela soube equilibrar os ornamentos, pianíssimo/mezzo/forte, rall., o sentimento de traída desolada, etc.

A Cecília é muito³ boa! o/ Duas amigas minhas também são fanáticas por ela. Já assistiu algum vídeo com ela interpretando a Despina, de Cosi Fan Tutti de Mozart? Excelente! Adoro as expressões dela, é uma pessoa fofa, além de excelente profissional - mas pra mim ela dá pra enganar bem como algum tipo de soprano viu. xD Eu mesmo ainda tenho minhas dúvidas, hauahu. Considero-a com voz bem leve, e alcança agudos com uma sutil facilidade.

Aaa, estou sim Persé. Agora estou levando o "plano" mais a sério sabe, antes era só mais um hobbie pra minha vida, haha.

Óbvio que serve áudio, falei vídeo devido ao "youtube" xD.
« Última edição: 02/09/2009, 11:35 por RoseblesseD »

...somewhere...