Autor Tópico: Canto e Técnica Vocal  (Lido 5094 vezes)

Desligado kamehama

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
Re: Canto e Técnica Vocal
« Resposta #120 em: 02/12/2009, 16:59 »
Hey meninas achei muito interessante a conversa de vcs...desculpe a intromição, mas vcs sabem bastante sobre canto e musica.
eu e minhas primas gostamos muito de cantar mas não sabemos muita coisa
Alguma de vcs conhece uma escola boa de canto e de canto lírico em são paulo?
Tenho duvida de q tipo de voz tehno. Andei pesquisando na internet e lendo o q vc escrevem e ainda nao sei qual é. Cantando normalmente e agudo, mais do q tenor...entao tenho duvida se sou contratenor, sopranista ou nenhum dos dois.
Quando tento cantar grave tenho q fazer mto esforço. consigo cantar within temptation com facilidade.
Já minha prima consegue cantar tanto grave quanto agudo, porém mais grave que as cantoras de mezzo cantam, ás vezes se confunde com contralto. Como ela se define entao?
Ah e uma ultima dúvida...cantar lírico é muito difícil? Pq cantamos aqui e nao temos certeza se esta correto!
Obrigado!

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #121 em: 02/12/2009, 21:21 »
Oi! =)

Dificilmente você conseguirá saber qual o seu naipe vocal (sua classificação) sem que você tenha feito algum tempo de canto lírico (principalmente). Basicamente, o objetivo de você saber isso é pra você saber quais são as melhores peças pra você cantar, de acordo com a sua capacidade vocal. Não é realmente útil caso você queria cantar outros tipos de música que não a erudita; essencialmente, o que você deve ter em mente é que cantar numa região confortável (médio/agudo/grave) é o que vai te prevenir, inicialmente, de ter alguns problemas vocais.
E, desculpa, mas você é homem ou mulher? Se for mulher, não tem como você ser tenor. Se for homem, as chances são grandes, já que a maior parte da população brasileira é tenor mesmo. =)
All things are lawful for me, but not all things are expedient.
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado kamehama

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #122 em: 03/12/2009, 11:38 »
ooohh
ah então estou no começo ainda, não conheço nada de musica erudita ^^"
fiquei tão maravilhado com as cantoras q vcs postaram aqui.
ah entao ficarei primeiro com o canto popular depois vejo o q farei
ah e eu sou homem, é q eu não sei ficava tão preso a essa categorização da voz, mas agora q vc explicou desencanei
eeeh posso cantar qualquer musica ou somente aquelas q tem uma região confortável para mim?
desculpa fazer tantas perguntas...mas são tantas duvidas >.<
aahh...ontem tava escutando vc e a  RoseblesseD cantando, *.*  vcs realmente cantam muuito bem, pretendem seguir com algo relacionado ao canto (digo profissionalmente)?
mais uma vez obrigado!

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #123 em: 03/12/2009, 15:51 »
Kamehama, que legal! (mais um pra participar do tópico, haha!) A propósito, como posso te chamar? É que seu nick confunde meus neurônios, se eu escrever algo no feminino aí me referindo à ti, não fica com raiva não, haha. xD

Pois é, é necessário ter um tempinho de aulas pra classificar a voz, porque o que classifica é mais timbre que extensão. Porém, pelo que vejo de ti, pode ser tenor-ligeiro ou contra-tenor, mas como não ouvi e não o conheço, não tome isso por certo nunca! =P

Aaa, nem entendo tanto de canto assim, estou começando e, muito empolgada, pra dizer bem. xD Eu já canto profissionalmente sim (e obrigada pelo elogio =D), mas tenho MUITO³³³ o que caminhar ainda; canto pra mim é mágica, cada dia estou mais dentro desse mundo, porque não dizer, difícil. xD

Aaa, Persé-Persé!! Achei uma ótima tradução de Erlkönig, do Schubert! *_______* Menina, eu arrepio toda vez que assisto aquele vídeo e ontem eu desabei (sério =x) assistindo e acompanhando com a letra - a versão da Sophie, pra quem não viu, acompanhe com a letra:

O REI DOS ELFOS
(Der Erlkönig – Goethe)

Quem cavalga assim tarde em meio à noite e ao vento?
É um pai que traz consigo sua criança;
Leva firme nos braços o menino,
Aperta-o contra o corpo e o guarda aquecido.

“Filho, por que esconde com medo o rosto?”
“Não está vendo, papai, o Rei dos Elfos?
O Rei dos Elfos com sua coroa e cauda?”
“Meu filho, é só uma faixa de neblina.”

Ei, adorável criança, venha, venha comigo!
Tantos jogos divertidos podemos jogar juntos;
Há muitas flores coloridas na beira da praia,
E minha mãe tem guardadas várias roupas douradas

“Papai, papai, você não está ouvindo?
Tudo o que o Rei dos Elfos me fala sussurrando?”
“Calma, fique calmo, meu pequeno:
Entre as folhas secas sopra o vento.”

Belo garoto, vem comigo, não quer vir?
Minhas filhas cuidarão de você muito bem;
Minhas filhas estarão ao seu lado à noite
E vão dançar e cantar até você dormir.

“Papai, papai, não está vendo bem ali
As filhas do Rei naquele canto escuro?”
“Filho, meu filho, do que vejo estou seguro:
Ali brilham os velhos e cinzentos salgueiros.”

Eu te amo, me agrada esse belo rosto;
Mas se não vem por bem, o trago a contra gosto.
“Papai, papai, agora ele está me puxando!
O Rei dos Elfos está me machucando!”

O pai, horrorizado, cavalga veloz,
Nos braços traz o agonizante menino;
Aflito e cansado, a casa alcança:
Em seus braços, morta a criança.

Tradução: Ticiano Biancolino

O vídeo, pra quem que não viu não ficar caçando onde está aí atrás:

http://www.youtube.com/watch?v=VdhRYMY6IEc

É ou não é de pirar? O.O

O que me dá mais esperança é que Sophie estreou sua primeira ópera aos 28 anos, HAHA. Lógico, que já era poliglota né, filha de diplomata... Mas enfim, incrível como ela consegue interpretar as quatro personagens (narrador, o pai, o filho e o rei dos elfos), você percebe claramente as mudanças. Sophie é meu sonho de "ação", haha. xD

Mais alguns:

http://www.youtube.com/watch?v=A5QH01INYLo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=fepL7ez06ew&feature=related

*_____________*
« Última edição: 03/12/2009, 15:53 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado kamehama

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #124 em: 03/12/2009, 17:41 »
sahusahsauhsusa olha pode me chamar de andré...acho q eh mais fácil ^^"
eh gravarei algo para vcs escutarem depois então...>.<
humm... mas entao sabem de algum local bom para fazer aulas de canto em são paulo??

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #125 em: 03/12/2009, 18:48 »
André, SP é o paraíso das aulas de canto! Você com certeza vai achar alguma escola de música bacana. Cuidado com os professores espertinhos, que não são formados em canto! Esses são perigosos! =/

Rose, tô com o tempo meio corrido aqui, mas quando eu puder eu ouço. Gostei do que você falou.
« Última edição: 03/12/2009, 18:51 por Perséfone »
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #126 em: 09/12/2009, 13:28 »
André, grava mesmo algo pra gente ouvir, e posta lá no outro tópico. =D

Uai, aí em SP tem a Escola Municipal de Música da cidade de São Paulo, num sei tanto, mas sei que existe por causa desse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=LYRFtn0SHio

Ela tem a voz muito bonita, por sinal - e eu adoro essa peça de Bach. ^^

Recomendo escola porque geralmente, os professores devem fazer parte do meio musical da cidade, principalmente se for escola municipal e, porque eles são formados, se, contratados via concurso - porque tem lá os prolabores ou, funcionários via contrato.

...somewhere...

Desligado kamehama

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #127 em: 15/12/2009, 16:28 »
ai ai ai :'( as inscrições jah foram para a escola municipal de música

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #128 em: 21/12/2009, 20:37 »
Rose, te lembra que você comentou algo sobre a Beyonce cantando Halo ao vivo? Resolvi procurar aqui e achei muito interessante. Assisti esse video aqui: http://www.youtube.com/watch?v=MbxH2XwFzpI . Achei bacana ela fazer aquele grave do início mais alto, porque ela provavelmente não conseguiria fazê-lo com brilho (admiro essa sinceridade nos cantores... ela forçar uma coisa que não consegue seria péssimo). Gostei muuito do apoio dela, sempre achei que essa música ficaria fraquinha ao vivo (tipo esguelada mesmo!). O que me incomodou na verdade foram essas veias saltadas... isso é péssimo! Esforço total! Você acha que isso tenha sido por esforço pra colocar volume na voz ou é outra coisa?

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #129 em: 30/12/2009, 14:05 »
Na verdade, não ouvi nenhuma vez ela fazendo aqueles graves ao vivo. =P Mas, ficou legal sim. Porém, ainda não a acho lá essas coisas. xD Seilá, soa maquiagem, é o que sinto com a Sarah Brightman, também; algo calculista demais, vozes lindas, mas não soam verdadeiras. Agora, é o que sinto, enfim. =P

Difícil soul não abusar da voz, Persé, dizem que tem uma técnica específica para se cantar soul e não desgastar tanto, não sei como funciona, porém, o abuso vocal parece ser fato. É raro um cantor soul que não "esticar" o pescoço, rs.

Afinal, olha essa garota, canta até bem (só não consigo descer muito as caras e bocas que ela faz...) mas é cheia de vícios:

http://www.youtube.com/watch?v=XNV3qydBwXA

A voz é linda também. Mas sem muito "eu lírico", haha.

Agora, olha isso, que diferença, Ella Fitzgerald :

http://www.youtube.com/watch?v=HM2bh1bQSfE

Tem personalidade. Não precisa fazer mais nada (mostrar "dotes" vocais e lalala), você simplesmente ama (e não é de graça).

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #130 em: 30/12/2009, 17:12 »
Entendi seu ponto. Pra mim, esse é o maior risco de se cantar soul/black/reb, a pessoa pode acabar no exagero e não transmitir nada com as músicas.