Engraçado Persé, na
vida, eu conheço barítonos em média de 70% =x. Talvez, aqui no estado, seja mais comum ver-se barítonos... sabe-se lá. xD
Gui, é difícil falar o que a pessoa é sem nenhum estudo, porque, depois que você começa a ter aulas, sua extensão pode alterar pra caramba. =P (e, existem escolas públicas de música viu? Nelas, tem-se excelentes professores também)
Eu por exemplo, me julgava uma mezzo e não alcançava nem Dó3 direito, depois que comecei a ter aulas de canto, em vocalises com voz boa (dias bons) e bastante aquecida, já estou chegando no Fá#4 O.O. E, meus graves? Só quando fico rouca, ai chego até no Ré2 com um som extremamente baixo mas, nem Lá2 em dias normais, tenho alcançado direito. Resultado: sou soprano, não adianta fugir (porque meu sonho
era ser contralto).
Dicas:
- maçã é um santo remédio para voz;
- leite e derivados são um mal terrível; causa salivação excessiva, se for ter algum recital ou apresentação, evite ingerir;
- não cante sem voz pré-aquecida, pode encurtar o tempo de vida saudável da voz;
- ao terminar de cantar, faça exercícios de desaquecimento vocal.
Com relação a interpretação, atualmente, até fiz inscrição num curso de teatro. xD
A propósito, como são os exercícios de aquecimento que vocês utilizam? E, quais as/os cantoras/res que admiram com relação à técnica (falem os motivos)? (bah, isso vai ser ótimo para mim; estou começando a conhecer mais sobre cantores no sentido
técnica agora =x) Vamos movimentar o tópico, poxa. =P
Acho que o nome do tópico deveria mudar para "Canto" ou coisa parecida; a discussão pode ficar mais abrangente do que somente relacionado à técnica vocal.