Autor Tópico: Canto e Técnica Vocal  (Lido 5091 vezes)

Desligado Águi Sims

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - silenteyes-@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://br.youtube.com/user/aguisims
    • Email
Canto e Técnica Vocal
« em: 22/03/2008, 16:59 »
Não encontrei nenhum tópico com esse assunto.

Para a discussão de tudo sobre técnica vocal (aquecimentos, o que faz mal para a voz, ...) ;)
« Última edição: 23/03/2008, 19:18 por Águi Sims »

Desligado Ra iza

• Natural Born Killer
  • Já é de casa
  • *
    • MSN Messenger - raizagiovanna@hotmail.com
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #1 em: 22/03/2008, 17:02 »
bom então vai a pergunta...

qual o tipos de voz pra homem se é bem assim q se fala???
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Ra iza »

Desligado Águi Sims

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #2 em: 22/03/2008, 19:12 »
Bom, só pra deixar claro (se alguém mais for ver o tópico)..
~~ VOZES FEMININAS
Soprano
Soprano é o nome do registro da voz feminina mais aguda. A voz de soprano normalmente recobre a extensão do Dó3 ao Dó5 (os números correspondem às oitavas do piano).

Mezzosoprano (Já vi escreverem Mezzo-Soprano e Mezzo Soprano também)
É voz feminina intermédia entre o soprano e o contralto. O mezzo geralmente apresenta um timbre mais encorpado que o soprano e tem uma extensão maior na região central-grave.

Mezzocontralto (Já vi escreverem Mezzo-Contralto e Mezzo Contralto também)
O Mezzocontralto é o timbre intermediário entre o mezzosoprano e o contralto, de fato é um contralto com âmbito de mezzosoprano, e nunca um mezzosoprano com âmbito de contralto, que no caso seria um mezzo dramático. Sua tessitura usual é do Mib2 ao Lá4.

Contralto
O Contralto é o timbre feminino mais pesado, e soa quase que com a plenitude de uma voz masculina. É um timbre robusto e vigoroso, chamado também de contralto profondo. Sua extensão aguda é curta e compensada no registro grave. Não tem divisão interna por timbre, e raramente canta papéis em Óperas. Sua tessitura usual é do Lá1 ao Fá4.

~~ VOZES MASCULINAS
Castrato
é um cantor masculino cuja extensão vocal corresponde em pleno à das vozes femininas, seja de soprano, mezzo-soprano, ou contralto. Só é verificável na sequência de uma operação de corte dos canais provenientes dos testículos, ou então por um problema endocrinológico que impeça a maturidade sexual. Consequentemente, a chamada "mudança de voz" não ocorre.

Sopranista
É um cantor que alcança o registro vocal do soprano. Diferente de um contratenor, que treina sua voz para usar o máximo de suas pregas vocais para produzir um tom mais cheio, o sopranista usa menos a parte grave de suas pregas vocais - desse modo permitindo o acesso a um registro extremamente elevado. Um dos motivos para isso é a voz insustentavel do falseto.

Contratenor
É um cantor masculino adulto que canta numa tessitura correspondente à do contralto ou até mesmo à do soprano, adoptando normalmente a técnica do falsete. Apesar de as propriedades vocais variarem entre contratenores, é comum a todos eles o timbre perceptivelmente distinto da voz feminina, para um ouvido atento.

Haute-contre
É a forma mais aguda do tenor leggero, cultivada na França desde o período barroco. Sua tessitura é mais aguda que a do tenor leggero e une a emissão em voz de peito e voz de cabeça combinados, alcançando notas extremamente agudas sem recorrer ao falsete; o termo servia para identificar certos tenores que cantavam na tessitura de contralto, sem recorrer ao uso de falsete, o que é pouco provável. Sua tessitura usual é do Ré2 ao Ré4 (Sol4).

Tenor
É o nome da voz masculina tradicionalmente identificada como a normalmente (sem recorrer à técnica de falsete) mais aguda dentro de um grupo vocal. O Haute-contre sendo apenas um subtipo do tenor e, acima desse, todos naipes dependendo de falsete. Ela distingue-se do barítono e do baixo por ter sua extensão padrão dentro dos limites do Dó2 ao Lá3, em alguns casos mais raros até Dó4.

Barítono
Voz masculina que se encontra entre as extensões vocais de um baixo e um tenor. Se trata de uma voz mais grave e aveludada que a dos tenores, porém que, quase nunca, conta com agilidades. Um barítono tem sua extensão vocal dentro dos limites do Sol1 ao La3 (O barítono lírico, pode chegar a Si3).

Baixo
É a voz ou naipe masculino com a extensão mais grave. Um baixo tipicamente tem uma tessitura que vai do Fá1 ao Mi3. Nas primeiras óperas era usado principalmente em papéis de deuses ou figuras misteriosas, embora mais tarde também tenha caracterizado personagens de pais idosos e reis.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Águi Sims »

Desligado Guilherme

• Flooder
  • *
    • MSN Messenger - lost.and.founds@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://guillemotsbr.blogspot.com
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #3 em: 22/03/2008, 20:06 »
Eu sempre quis saber qual era meu tom. Mas aulas de canto são caras e eu nao tenho noção de escalas....
eu devo ficar no meio.

Meu amigo pegou um violão e pediu pra que eu falasse um monte de coisas e sons, depois disse que a maior parte da minha afinação, falando, cantando, etc é em Si.
Tá até achei legal, mas qualquer nota que ele falasse eu ficaria feliz tambem.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Guilherme »
[align=center][/align]

Desligado Águi Sims

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #4 em: 22/03/2008, 20:10 »
OISHDFOISHDIOFSHDOIFHSDIOFDHSOIFHSDIOFHSDIO
Super legal!
Eu posso apostar que você tá entre barítono e tenor. Um meio termo mesmo.

Desligado Raphaeva

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - rapha02@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #5 em: 22/03/2008, 22:37 »
Tópico bastante válido... sei nada de voz, meu negocio é instrumentos de corda.
Mas é legal as dicas ai.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Raphaeva »
[align=center][/align]

[size=150][align=center]Volte pra casa, vai chover.[/align][/size]

Desligado Arielle

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - ariellecomin@hotmail.com
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #6 em: 22/03/2008, 23:36 »
Minha voz ala Amy Win.. sei la como escreve é horrivel.
Mas se eu treino ela, ela ate fica prestavel. (fiz coral e talz)
Meu sonho era ter uma voz boa.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Arielle »

Desligado Águi Sims

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #7 em: 23/03/2008, 02:09 »
Voz boa não vai só de timbre. Além de ter uma voz bonita, tem que treinar muito, mas cuidado: sempre com professor por perto. Mecher com voz não é como mecher no pc. x)
O pc.. se não tem conserto, compra-se outro.
A voz não :D

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #8 em: 23/03/2008, 12:31 »
Eu acho que já existia um tópico com esse assunto... o.õ
Vou procurar a já já volto.
edit: não encontrei
------------------------------------------------------------------

A voz mais comum entre os homens brasileiros são os tenores, então é provável, Silly, que você seja um. ^.^
Eu pensava ser uma contralto até uns anos atrás, mas minha professora já disse que eu sou uma mezzo, por ter agudos de voz de cabeça. Enfim... Adoro tudo relacionado ao canto e música. (L)
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Perséfone »
All things are lawful for me, but not all things are expedient.
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado Águi Sims

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #9 em: 23/03/2008, 15:43 »
Acho que todo mundo já ouviu falar que gengibre é bom pra voz, né? Mas eu acabei pesquisando e dizem que não seria bom tomar água com gengibre quando é muito frio ou muito calor. Porque dá uma falsa sensação de frescor e acaba fodendo a voz em alguns anos. o_O
Mas claro.. depende do organismo, também :D

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #10 em: 23/03/2008, 15:50 »
Engraçado Persé, na vida, eu conheço barítonos em média de 70% =x. Talvez, aqui no estado, seja mais comum ver-se barítonos... sabe-se lá. xD

Gui, é difícil falar o que a pessoa é sem nenhum estudo, porque, depois que você começa a ter aulas, sua extensão pode alterar pra caramba. =P (e, existem escolas públicas de música viu? Nelas, tem-se excelentes professores também)

Eu por exemplo, me julgava uma mezzo e não alcançava nem Dó3 direito, depois que comecei a ter aulas de canto, em vocalises com voz boa (dias bons) e bastante aquecida, já estou chegando no Fá#4 O.O. E, meus graves? Só quando fico rouca, ai chego até no Ré2 com um som extremamente baixo mas, nem Lá2 em dias normais, tenho alcançado direito. Resultado: sou soprano, não adianta fugir (porque meu sonho era ser contralto).

Dicas:

- maçã é um santo remédio para voz;
- leite e derivados são um mal terrível; causa salivação excessiva, se for ter algum recital ou apresentação, evite ingerir;
- não cante sem voz pré-aquecida, pode encurtar o tempo de vida saudável da voz;
- ao terminar de cantar, faça exercícios de desaquecimento vocal.

Com relação a interpretação, atualmente, até fiz inscrição num curso de teatro. xD

A propósito, como são os exercícios de aquecimento que vocês utilizam? E, quais as/os cantoras/res que admiram com relação à técnica (falem os motivos)? (bah, isso vai ser ótimo para mim; estou começando a conhecer mais sobre cantores no sentido técnica agora =x) Vamos movimentar o tópico, poxa. =P

Acho que o nome do tópico deveria mudar para "Canto" ou coisa parecida; a discussão pode ficar mais abrangente do que somente relacionado à técnica vocal. ;)
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado After_Mid.Night

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - xppire@hotmail.com
    • AOL Instant Messenger - ___
    • Yahoo Instant Messenger - ___
    • Ver Perfil
    • http://www.fotolog.com/xppire
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #11 em: 23/03/2008, 15:59 »
Se pá a pergunta é meio idiota, mas estudar canto pode ser vantajoso para alguma outra coisa além de cantar, apenas?
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por After_Mid.Night »
[size=85]vovó australiana de 71 anos nocauteia ladrão com chute no saco[/size]

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #12 em: 23/03/2008, 16:05 »
Com certeza After. =D

O canto trabalha muito com a qualidade vocal, resultando num estudo que vá melhorar a saúde de sua voz também. ^^ (o estudo bem direcionado, claro) Pessoas que trabalham muito com a voz (locutores, call center, etc.), precisam cuidar de sua voz tanto quanto um cantor.

E com relação à música, melhora pra caramba sua afinação e leitura (leitura a primeira vista de partitura, no caso).

No momento, ainda não precisei de um fonoaudiologista mas, estou pensando em procurar um para analizar se não tenho algum distúrbio ou vício. Otorrinolaringologista, com certeza terei que procurar: sempre tive facilidade por ficar rouca ou tossir.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Guilherme

• Flooder
  • *
    • MSN Messenger - lost.and.founds@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://guillemotsbr.blogspot.com
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #13 em: 23/03/2008, 18:20 »
Citação
Rose:
Gui, é difícil falar o que a pessoa é sem nenhum estudo, porque, depois que você começa a ter aulas, sua extensão pode alterar pra caramba. =P (e, existem escolas públicas de música viu? Nelas, tem-se excelentes professores também)

Vou me informar sobre isso.
Valeu, Rose n__n

Citação
(porque meu sonho era ser contralto)

Então troca com a minha mãe.
Porque ela é contralto mas canta \'boa sorte\' da vanessa da mata todod santo dia.
Ela canta no falsete o que sai ruim bagarai. Já falei pra ela parar de cantar assim porque ela vai ferrar a voz. Fora que com a idade [ou seria o esforço] a voz não esta saindo muito, esta enfraquecendo.
Ela é igual a mim, algumas musicas ficam bem, outras, um pesadelo.

Citação
Se pá a pergunta é meio idiota, mas estudar canto pode ser vantajoso para alguma outra coisa além de cantar, apenas?

Professores também...
Dar aulas o dia tudo pra turmas. Principalmente quando é quadro negro, aquela poeira inalada.

Eu não entendo nada de técnica. Mas ADORO a voz da Tori Amos.
Ela canta de uma maneira totalmente diferente só pra \'soar melhor\'
Ela consegue cantar como se estivesse numa especie de capela/igreja só com a voz.
http://www.youtube.com/watch?v=KGahh6jAVSY
Quando vi, pensei que fosse editada, mas quado baixei os bootlegs vi que não era, simplesmente fiquei encantado.
*______________*
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Guilherme »
[align=center][/align]

Desligado Ra iza

• Natural Born Killer
  • Já é de casa
  • *
    • MSN Messenger - raizagiovanna@hotmail.com
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #14 em: 23/03/2008, 18:50 »
enfim entedi a diferenças obrigado :-)