Nossa, eu nunca havia pensando no fato de essa música poder ser inspirada no atentado de 11/09.
Alias, existe algo que eu gostaria de comentar a respeito disso:
A letra quando lida a primeira vista não me pareceu muito a ver, simplesmente era mais uma letra do Evanescence aberta as mesmas interpretações de dor, sofrimento, perda, confusão, derivados.
Mas quando eu a reli percebi que há um certo conceito que lembra sim uma grande perda aonde as personagens estão se despedindo as pressas... Então até que começou a fazer sentido, pois houve no mesmo atentado o United 93 aonde as pessoas tiveram a oportunidade (supostamente) de se despedirem através dos telefones do avião, mas isso aconteceu rapidamente também.
Mas não é porque algo foi inspirado em um evento que vai se relacionar diretamente com ele. Inspirações são coisas que podem ser aplicadas de diversas formas ao que queremos fazer, e eu acho que mesmo que a letra tenha sido de fato inspirado no atentado de 11/09, ela não tem nada a ver. Sim, existem semelhanças, existe um certo contexto que lembra vagamente tal fato. Mas são somente semelhanças. Poetas escrevem sim através de metáforas, mas pela forma como a letra está escrita é quase que obvio que, independente das metáforas usadas, há outras interpretações possiveis, isso é claro e eu dúvido que a Amy e o Ben não soubessem ou não tivessem reparado.
Como assim?
Simples.
Todo mundo sabe que houve cerca de 3.000 mortes nos E.U.A. por conta dos atentados, sendo que a maioria das pessoas morreram nas torres do WTC. Agora, acredito que cada uma dessas pessoas devia ter uma familia, um parente, um(a) namorado(a), etc. Ou seja, eles não morreram simplesmente, houve um sentimento de perda "coletiva" não só em NYC como no mundo inteiro.
Olha só, achamos nossa inspiração. Sentimento de perda. Isso é universal entre os seres humanos, e quem nunca sentiu uma vez sequer isso, pelámordedéos.
Talvez seja nesse sentimento de perda que a Amy e o Ben se inspiraram. E por ser algo universal, ele pode ser aplicado a diversas situações e contextos. E as metáforas não deixam claro a qual dos contextos elas pertencem. É apenas um sentimento de perda inesperada. Isso existiu nos atentados, existe diariamente...
Em resumo, cansei de escrever, mas é só pra deixar claro que mesmo sendo "inspirada", a letra pode sim estar falando de alguma perda pessoal de quem a escreveu, ou do eu lirico.