Eu acho, sinceramente, que o livro didático não faz absolutamente nenhuma diferença no ensino.
Pode soar radical, mas eu tenho um professor de Geografia que vive reclamando de como a nossa apostila (do Sistema Positivo, que aliás é uma merda) não fala de nenhum ponto importante da geografia brasileira que não esteja em São Paulo, e da mundial, que não esteja na Europa ou nos Estados Unidos. Então ele simplesmente usa o polígrafo para dar a idéia geral e o resto é feito por ele. No polígrafo não consta o Aqüífero Guarani (!), mas na prova feita sobre isso todos foram muito bem, obrigada. E se tu perguntar para algum colega meu é provável que alguns ainda lembrem.
Também tenho uma professora de Literatura que está sempre acrescentando coisas à apostila - ela mais usa para exercícios do que para propriamente explicar a matéria, e a ordem em que vemos os períodos literários é outra.
Meu professor de História usa a apostila regularmente, mas sempre, eu digo SEMPRE, INVARIAVELMENTE, faz perguntas cujas respostas não constam ali, ou constam muito superficialmente, e explica ele mesmo. E meu ex-professor de História, que não sei por que cagadas da diretoria foi demitido, uma vez nos fez pegar o polígrafo de História e riscar uma parte sobre o islamismo, que era preconceituosa e sensacionalista. Por mais que aquela parte dissesse CLARAMENTE que todos os islâmicos eram terroristas em potencial, nenhum aluno saiu pensando em mandar cartas para que o Papa os matasse todos.
É triste saber que pagamos 90 reais por apostila por isso (uma apostila por bimestre) se praticamente nenhum professor usa, e se usa é apenas por causa das perguntas, pra facilitar suas vidas e as nossas. Mas eu não acredito que a escolha de um bom livro vá substituir um professor ruim. Já tive excelentes livros de História com professores que achavam que não era relevante nos explicar o que realmente foi a Revolta Farroupilha, por exemplo. O livro pode dizer que a melhor coisa que já aconteceu a esse país foi a ditadura militar - um professor centrado, estudado e ponderado não vai deixar que seus alunos saiam da sala de aula suspirando pela volta dos generais.
Professor bom mostra os dois lados.